A Audi acaba de anunciar uma atualização de peso para a sua popular gama Q5, com a introdução das novas versões híbridas plug-in para o Q5 SUV e o Q5 Sportback. Os modelos e-hybrid quattro chegam com mais potência e, mais importante, com uma autonomia em modo puramente elétrico que pode agora atingir os 100 quilómetros, um argumento de peso para a condução urbana diária.
Dois níveis de potência para um desempenho desportivo
Os novos Audi Q5 e-hybrid quattro e Q5 Sportback e-hybrid quattro estão disponíveis em duas variantes de potência distintas, para agradar a diferentes perfis de condutor. Ambas as versões partilham o mesmo motor a gasolina 2.0 TFSI com 250 CV (185 kW), que trabalha em conjunto com um motor elétrico.
A primeira variante entrega uma potência combinada de 300 CV (220 kW), capaz de levar o SUV dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. Para quem procura emoções mais fortes, a versão de topo eleva a fasquia para uns impressionantes 367 CV (270 kW), cumprindo o mesmo sprint em apenas 5,1 segundos. Independentemente da escolha, a velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h. A experiência de condução é complementada pela transmissão automática de dupla embraiagem e pela eficiente tração integral quattro ultra.
Bateria maior para uma autonomia de referência
A grande novidade técnica reside na nova bateria de alta voltagem. A Audi redesenhou a sua arquitetura interna e conseguiu aumentar a capacidade bruta para 25,9 kWh (dos quais 20,7 kWh são úteis). Este valor representa um aumento de cerca de 45% face à geração anterior, sendo o principal responsável pelo significativo salto na autonomia elétrica, que agora pode chegar aos 100 quilómetros com uma única carga.
No que toca ao carregamento, a potência máxima admitida em corrente alternada (AC) é de 11 kW. Isto significa que, para carregar a bateria de 0 a 100%, são necessárias apenas 2,5 horas, facilitando a utilização quotidiana em modo elétrico.
Gestão inteligente para máxima eficiência
Os condutores podem escolher entre dois modos de funcionamento principais. O modo “EV” força o veículo a funcionar exclusivamente com energia elétrica, ideal para as deslocações urbanas sem emissões. Já no modo “Híbrido”, o sistema de gestão eletrónica combina de forma inteligente os dois motores para otimizar a eficiência.
Como novidade, este modo híbrido permite agora que o condutor selecione um nível de carga de bateria que deseja preservar, através de um controlo digital, garantindo que terá sempre energia elétrica guardada para usar mais tarde, por exemplo, ao entrar numa zona de emissões reduzidas.
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