Durante a sua conferência WWDC, a Apple anunciou uma significativa remodelação visual para os seus principais sistemas operativos, incluindo o iOS, iPadOS e macOS. Esta atualização estética vai muito para além de simples retoques, introduzindo uma linguagem de design coesa e moderna em todo o ecossistema da empresa.
Um visual unificado inspirado no Vision Pro
Com inspiração direta nos gráficos sofisticados estreados com o Vision Pro, esta nova abordagem visual, denominada "liquid glass" (vidro líquido), tem como principal objetivo criar uma maior consistência entre as diferentes plataformas de software da Apple. A aposta passa por um design com maior ênfase em elementos translúcidos e ícones redesenhados, resultando numa aparência mais fluida e integrada.
No iOS, as mudanças são imediatamente visíveis no ecrã principal, que foi totalmente renovado. Os ícones das aplicações foram redesenhados, existindo agora novas opções totalmente transparentes que se integram com a imagem de fundo. Falando em imagens, tanto estas como o ecrã de bloqueio foram atualizados para se ajustarem dinamicamente, dando o devido destaque ao tema principal de uma fotografia, à capa de um álbum ou ao texto no ecrã. Muitos botões exibem agora um novo design flutuante, tornando-os mais fáceis de identificar sem se tornarem uma distração.
Aplicações nativas também recebem uma lufada de ar fresco
Algumas das aplicações mais importantes do sistema receberam tratamentos individuais. A aplicação Telefone, por exemplo, conta agora com uma barra de ferramentas flutuante e novas funcionalidades, como o "Call Screening" (Triagem de Chamadas) e o "Hold Assist" (Assistência em Espera), funcionalidades que lembram as já vistas nos smartphones Pixel da Google.
A interface da aplicação Câmara também foi alvo de uma simplificação considerável. Agora, é possível deslizar rapidamente entre os modos de fotografia e vídeo. Foi ainda adicionado um separador dedicado para a fototeca e a organização de outras categorias, como os álbuns, foi melhorada.
Estas atualizações visuais estendem-se também ao CarPlay, que irá receber uma renovação estética a condizer. O sistema para automóveis terá um ecrã principal redesenhado, novos widgets para funcionalidades como as Atividades ao Vivo e os mesmos elementos de design translúcidos que caracterizam esta nova fase da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!