Com um preço altamente competitivo e uma autonomia generosa, o novo SUV elétrico da Chevrolet está a provar ser um sucesso estrondoso, ajudando a marca a ultrapassar a sua eterna rival, a Ford, no mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos.
Um SUV elétrico com preço e autonomia para conquistar o mercado
O Chevrolet Equinox EV parece ter acertado em cheio na fórmula do sucesso. Com um preço de arranque abaixo dos 35.000 dólares (um valor que ronda os 32.200 euros no mercado norte-americano) e uma autonomia superior a 500 quilómetros (315 milhas), este SUV elétrico está a conquistar os consumidores. É importante notar que o preço em Portugal será, expectavelmente, superior devido a impostos e custos de importação.
Este modelo foi o principal responsável por tornar a Chevrolet na marca de veículos elétricos (VE) com o crescimento mais rápido nos EUA durante o primeiro trimestre de 2025. Só o Equinox EV representou quase um terço das vendas totais de elétricos da General Motors (GM) nesse período, com 10.329 unidades vendidas de um total de 31.886.
Chevy acelera e deixa a Ford para trás
Os números não mentem e a rivalidade histórica ganha um novo capítulo na era elétrica. Até ao final de maio, a Chevrolet já tinha vendido mais de 37.000 veículos elétricos nos EUA, um número que a coloca à frente da Ford, que comercializou 34.000 unidades no mesmo período.
A General Motors, empresa-mãe da Chevrolet, aproveitou os bons resultados para afirmar que "solidificou a sua posição como o segundo maior vendedor de VEs nos EUA", com mais de 62.000 modelos elétricos vendidos até maio. A fabricante não resistiu a lançar uma farpa à sua rival, destacando que só a marca Chevrolet, por si só, já vende mais que a totalidade da Ford no segmento elétrico.
Com um portfólio de 13 modelos elétricos, a GM oferece opções para quase todos os gostos, desde SUVs de entrada como o Equinox EV, a pick-ups como a Silverado EV, e modelos de luxo da Cadillac, como o Lyriq e o Escalade IQ.
A General Motors solidifica a sua posição, mas a Tesla continua distante
Maio foi o segundo melhor mês de sempre para as vendas de VEs da GM. Nos primeiros meses de 2025, a quota de mercado da empresa no segmento elétrico norte-americano rondava os 15,5%, mais do dobro do que no ano anterior.
Apesar do crescimento impressionante, o caminho para o topo ainda é longo. De acordo com a Cox Automotive, a Tesla continua a ser a líder incontestada do mercado. Só no primeiro trimestre, a marca de Elon Musk vendeu mais de 128.000 veículos nos EUA, um número que por si só é mais do dobro do que a GM vendeu nos primeiros cinco meses do ano.
Ainda assim, a GM tem motivos para sorrir, especialmente depois de na semana passada ter sido anunciado que ultrapassou a Tesla no Canadá durante o primeiro trimestre, tornando-se na "vendedora nº1 de VEs" no país vizinho.
A procura é tanta que a produção não acompanha
O sucesso do Equinox EV é tão grande que a produção parece não conseguir acompanhar a procura. Um concessionário na Califórnia, em declarações ao site Electrek, afirmou que poderiam ter vendido ainda mais unidades, mas que enfrentaram esperas de mais de 30 dias para receber os veículos. Este é um bom problema para a Chevrolet, que parece ter finalmente encontrado um verdadeiro campeão de vendas para a era elétrica.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!