A gigante chinesa de veículos elétricos BYD revelou um plano ambicioso para construir uma rede de carregadores ultrarrápidos na Europa. A promessa é tornar a paragem para "abastecer" um carro elétrico quase tão rápida como atestar um depósito de gasolina.
A novidade foi anunciada na semana passada em Bruxelas por Stella Li, vice-presidente executiva da BYD. A empresa pretende implementar a sua rede de "flash chargers" por todo o continente, uma tecnologia que já está a ser utilizada na China e que promete mudar as regras do jogo.
A tecnologia "flash" que promete revolucionar o carregamento
Estes postos de carregamento ultrarrápidos são capazes de fornecer até 400 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos. A base desta tecnologia é uma arquitetura de 1.000 volts, uma potência elevada que transforma a experiência de carregamento, tornando-a muito semelhante a uma rápida paragem numa estação de serviço.
A BYD garante que mesmo os veículos elétricos mais antigos poderão beneficiar desta inovação. Segundo Stella Li, os condutores poderão ver os tempos de carregamento reduzidos entre 20 a 30% em comparação com a tecnologia atualmente disponível no mercado.
Um plano ambicioso com arranque já no próximo ano
O plano é que a implementação desta nova rede de carregamento comece já no decorrer do próximo ano. A primeira fase passará pela instalação dos carregadores nos concessionários da própria BYD. Em paralelo, a empresa já está em conversações com potenciais parceiros locais para ajudar a expandir a cobertura de forma ainda mais célere.
"Isto será um divisor de águas que irá impulsionar a confiança do consumidor na condução elétrica", afirmou a executiva da BYD.
Uma aposta para ficar: produção e expansão em solo europeu
Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais vasta da BYD para se consolidar como um dos principais protagonistas no mercado europeu de veículos elétricos até 2030, tanto no segmento de 100% elétricos como nos híbridos plug-in.
Para suportar este crescimento, a BYD vai inaugurar uma fábrica na Hungria até ao final deste ano, juntamente com um novo centro de investigação e desenvolvimento e a sua sede europeia em Budapeste. Stella Li revelou que as vendas de veículos elétricos da marca na Europa estão a crescer a um ritmo de 10% ao mês e, se a tendência se mantiver, a empresa planeia construir ainda mais fábricas no continente.
"Vamos construir na Europa para vender na Europa. Estamos a olhar a longo prazo. Viemos para ficar", reforçou Stella Li. Atualmente, a BYD conta com uma rede de concessionários em forte expansão, com 16 locais na Bélgica, quase 40 em Espanha e mais de 50 em França. Na Alemanha, o objetivo é crescer dos atuais 27 para 120 concessionários.
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