Os utilizadores do Amazon Prime Video que optaram pela subscrição com publicidade, para não pagar uma taxa adicional, poderão ter uma surpresa em breve. Há indicações de que as interrupções para anúncios nos filmes e séries da plataforma poderão tornar-se mais longas e frequentes.
O dobro da publicidade a caminho?
A informação foi avançada pela publicação especializada Adweek, que alega ter contactado seis anunciantes e tido acesso a documentos internos do Prime Video. Estes documentos sugerem um aumento significativo na quantidade de publicidade exibida no serviço de streaming.
Quando os anúncios foram introduzidos nos Estados Unidos, no início de 2024, a Amazon operava com um intervalo de dois a três minutos e meio de publicidade por cada hora de conteúdo. No entanto, segundo um e-mail enviado a um anunciante, ao qual a Adweek teve acesso, a plataforma já estará a trabalhar com uma frequência que pode variar entre quatro e seis minutos por hora, representando, no limite, o dobro do tempo original.
Aumento gradual já terá sido comunicado aos anunciantes
Este aumento parece ter sido implementado de forma gradual e a informação já circula entre os parceiros comerciais da Amazon. Kendra Tang, supervisora na Rain the Growth Agency, confirmou à mesma publicação ter sido informada pela gigante do comércio eletrónico sobre a maior disponibilidade de espaços publicitários na plataforma.
Apesar de a mudança já estar em curso nos bastidores, é provável que a maioria dos utilizadores ainda não a tenha sentido na prática. A Adweek adianta dois motivos principais para tal. Primeiro, a comunicação foi, para já, dirigida apenas a anunciantes e investidores. Segundo, uma maior disponibilidade de inventário publicitário não significa que todo esse tempo esteja a ser comercializado e utilizado. Contudo, este cenário pode alterar-se rapidamente à medida que mais marcas decidam investir nestes novos espaços.
Amazon promete "melhorar a experiência"
Contactada pela publicação, a Amazon não desmentiu a informação, mas ofereceu uma resposta focada na qualidade e não na quantidade: "Embora a procura [por anúncios] continue a crescer, o nosso compromisso é melhorar a experiência com anúncios, em vez de simplesmente aumentar o número de anúncios exibidos."
Resta agora aguardar para ver como este compromisso se irá traduzir na prática para os espetadores em Portugal e no resto do mundo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!