Após a impressionante demonstração tecnológica do próximo capítulo da saga The Witcher, revelada durante a apresentação State of Unreal, surgem agora novos e fascinantes detalhes sobre os planos da CD Projekt RED. Numa entrevista exclusiva com a Digital Foundry, o estúdio polaco partilhou a sua nova filosofia de desenvolvimento, que coloca as consolas no centro de todo o processo.
Uma nova filosofia: Prioridade às consolas para evitar problemas do passado
Charles Tremblay, Vice-Presidente de Tecnologia na CD Projekt RED, revelou que, para The Witcher 4, a equipa adotou uma abordagem "console-first", ou seja, de prioridade às consolas. A meta é extremamente ambiciosa: entregar um jogo de mundo aberto com ray tracing por hardware a correr a 60 fotogramas por segundo (FPS) numa PlayStation 5.
Esta mudança de estratégia visa evitar as dificuldades sentidas em projetos anteriores. "Temos sempre como ponto de partida o PC e puxamos ao máximo, para depois tentar reduzir a escala, mas tivemos tantos problemas no passado que decidimos mudar", explicou Tremblay. Segundo o responsável, ao focar o desenvolvimento inicial na PS5, a equipa acredita que o processo de adaptação será mais simples e eficaz do que começar com uma versão de PC de topo e tentar otimizá-la para hardware menos potente.
Apesar de reconhecerem que este objetivo para a PS5 exigirá muito trabalho, a ambição está definida. "Ainda temos muito trabalho pela frente. Isto foi uma demonstração tecnológica, a jogabilidade completa não está implementada, não há combate... mas a ambição está traçada", afirmou, sublinhando que a equipa não quer voltar a um padrão de 30 FPS.
O "enorme desafio" chamado Xbox Series S
Se o alvo para a PlayStation 5 já é ambicioso, a situação complica-se quando o foco se vira para a Xbox Series S, a consola de atual geração com o hardware mais modesto. Questionado sobre a otimização para esta plataforma, Tremblay foi direto e admitiu que o trabalho ainda nem começou.
"Gostaria que já tivéssemos feito muito trabalho nisso, mas não fizemos", confessou. "Atingir os 60 FPS será, definitivamente, extremamente desafiante na Xbox Series S. É algo que teremos de descobrir como fazer". Esta declaração deixa no ar a possibilidade de a versão para esta consola ter de fazer sacrifícios significativos para atingir a fluidez desejada.
Tecnologia de ponta e o futuro no PC
A demonstração de The Witcher 4 já implementa a tecnologia Lumen com ray tracing por hardware, uma solução que a Epic Games considera ser o futuro da iluminação em tempo real, deixando para trás as versões baseadas em software.
No entanto, os jogadores de PC não foram esquecidos. A CD Projekt RED confirmou a intenção de expandir e melhorar a experiência nos computadores de gama alta, embora os detalhes sobre como essa "expansão" se materializará ainda não tenham sido revelados.
De momento, o lançamento de The Witcher 4 está previsto para 2027, com versões para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!