Se nos últimos dias tentou encontrar um ficheiro importante guardado no OneDrive e a pesquisa teimou em não devolver resultados, saiba que o problema pode não estar do seu lado. A Microsoft está a investigar uma falha no seu serviço de armazenamento na nuvem que está a frustrar utilizadores em todo o mundo.
Pesquisa em branco afeta múltiplas plataformas
O problema, que afeta contas pessoais do OneDrive, manifesta-se de forma simples e direta: a função de pesquisa ou não devolve quaisquer resultados, aparecendo em branco, ou falha em encontrar ficheiros que os utilizadores têm a certeza de que carregaram para o serviço.
Segundo a Microsoft, este bug não escolhe sistemas operativos, afetando utilizadores em Windows, Android, iOS e até na versão web do OneDrive. A empresa faz questão de salientar que os ficheiros não estão perdidos; continuam guardados e acessíveis, desde que saiba onde os procurar manualmente. O problema reside exclusivamente na funcionalidade de pesquisa.
Microsoft confirma o problema mas não tem solução
Num documento de suporte atualizado recentemente, a gigante de Redmond confirma estar "a investigar ativamente a causa raiz" da falha. A empresa admite que o problema parece afetar "um subconjunto de utilizadores" e está a trabalhar para perceber a real dimensão do impacto.
Para os afetados, as notícias não são as melhores. De momento, não existe nenhuma solução temporária (workaround) para contornar o bug, nem uma data estimada para a sua resolução definitiva. "Reconhecemos o impacto que este problema está a causar e queremos garantir que estamos a trabalhar com urgência para o resolver o mais rapidamente possível", acrescenta a empresa, pedindo paciência aos seus utilizadores.
Outros problemas recentes no ecossistema OneDrive
Esta não é a única dor de cabeça recente para os utilizadores do serviço. A Microsoft está também a investigar uma falha separada que afeta os utilizadores de iOS, onde os vídeos gravados em câmara lenta (slo-mo) e carregados para o OneDrive são reproduzidos a velocidade normal. Para este caso específico, a empresa sugere que os utilizadores partilhem o vídeo diretamente da galeria do iOS para o OneDrive, em vez de o carregarem manualmente ou através do backup automático da câmara.
Recorde-se que, em janeiro deste ano, a Redmond já tinha corrigido outro problema que causava o congelamento de aplicações em macOS (na altura, o macOS 15 Sequoia) ao tentar abrir ou guardar ficheiros diretamente na pasta do OneDrive.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!