Após anos de espera e adiamentos, uma nova esperança surge para os utilizadores do Spotify que anseiam por uma qualidade de áudio superior. Pistas escondidas na versão mais recente da aplicação indicam que o lançamento da muito aguardada funcionalidade de streaming de áudio HiFi, ou sem perdas, pode estar cada vez mais próximo.
As pistas escondidas na aplicação
A descoberta foi feita pela equipa por detrás da popular ferramenta de personalização Spicetify, que partilhou capturas de ecrã na sua página no X (anteriormente conhecido como Twitter). As imagens revelam menções diretas a "lossless" (sem perdas) tanto no menu de ligação a dispositivos como nas definições de qualidade de streaming da aplicação.
Uma análise mais aprofundada ao código da aplicação reforçou estas suspeitas, sugerindo que o Spotify está a preparar o suporte para áudio sem perdas não só na aplicação principal, mas também através do Spotify Connect e até na versão web do serviço. Embora a funcionalidade ainda não esteja ativa para o público, a sua presença nestas áreas de desenvolvimento indica que a empresa poderá estar nas fases finais de preparação para um lançamento num futuro próximo.
Um regresso há muito esperado
A história do Spotify HiFi tem sido uma verdadeira novela para os audiófilos. A empresa anunciou oficialmente a funcionalidade em 2021, com a promessa de um lançamento nesse mesmo ano. Contudo, sem uma explicação clara, os planos foram adiados indefinidamente, deixando os utilizadores em suspenso.
O silêncio foi quebrado em 2024, quando o CEO do Spotify, Daniel Ek, mencionou o desenvolvimento de uma versão "deluxe" da plataforma. Esta declaração foi mais tarde corroborada por uma reportagem da Bloomberg, que revelou a existência de um novo patamar de subscrição, provavelmente intitulado "Music Pro". Este novo plano deverá incluir não só o áudio de alta resolução, mas também outras funcionalidades avançadas, com um possível lançamento previsto para o final de 2025.
O que esperar do "Music Pro" e quanto poderá custar?
Caso se confirme o lançamento, espera-se que o Spotify HiFi não seja incluído nos planos atuais, mas sim disponibilizado como um complemento premium. Os rumores apontam para um custo adicional de cerca de 5,99 dólares, o que em Portugal se traduziria num valor a rondar os 5,50€.
Esta estratégia colocaria finalmente o Spotify em pé de igualdade com os seus principais concorrentes, como o Apple Music, Amazon Music e Tidal, que já oferecem áudio sem perdas como parte das suas subscrições padrão ou em planos específicos, sem que isso represente, na maioria dos casos, um custo extra significativo para o utilizador. Resta agora aguardar por uma confirmação oficial para saber quando os utilizadores poderão, finalmente, ouvir as suas músicas favoritas com a máxima qualidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!