Apenas dois dias após o lançamento do Firefox 140 para o público geral, a Mozilla disponibiliza uma nova atualização surpresa. A versão 140.0.1 já se encontra disponível para download, focada em resolver duas falhas importantes que afetavam os utilizadores.
Esta pequena atualização visa corrigir problemas de arranque inesperados e falhas de contraste em certos temas escuros, que tornavam o texto na barra lateral ilegível.
Correções urgentes para falhas e temas escuros
Segundo a lista de alterações oficial publicada pela Mozilla, esta nova versão resolve especificamente dois problemas que foram rapidamente identificados pela comunidade:
Corrigidos problemas de contraste de texto na barra lateral que ocorriam com alguns temas escuros, onde o texto preto aparecia sobre fundos escuros. (Para mais detalhes técnicos, consulte o Bug 1971487).
Resolvida uma falha no arranque do navegador experienciada por alguns utilizadores, causada por injeção de DLL. (A informação completa do bug está disponível em Bug 1973947).
Como pode atualizar o seu Firefox
Para garantir que tem a versão mais recente e segura do navegador, pode forçar a atualização de forma simples. Aceda ao Menu (as três linhas no canto superior direito), selecione "Ajuda" e depois "Sobre o Firefox". O navegador irá procurar e instalar a nova versão automaticamente.
Alternativamente, pode descarregar a versão 140.0.1 diretamente do site oficial da Mozilla ou através da Microsoft Store, se utilizar o Windows 10 ou Windows 11.
O que mudou com o Firefox 140?
Para quem possa ter perdido o lançamento principal desta semana, o Firefox 140, que chegou a 24 de junho, trouxe várias novidades significativas. Entre elas, destaca-se a capacidade de redimensionar a secção de separadores afixados quando se usa a funcionalidade de separadores verticais, suporte para motores de busca personalizados e a opção de descarregar separadores da memória através do menu de contexto do botão direito do rato.
No entanto, a atualização também marcou o fim da integração do Pocket. O ícone da barra de ferramentas e a sua presença na página de novo separador foram removidos, numa decisão estratégica da Mozilla para focar mais recursos no desenvolvimento do seu produto principal, o navegador Firefox.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!