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The Alters

 

A 11 Bit Studios, produtora conhecida por títulos como Frostpunk e This War of Mine, encontra-se no centro de uma controvérsia devido ao uso não divulgado de inteligência artificial no seu mais recente lançamento, The Alters. O jogo, uma abordagem de ficção científica com uma forte componente narrativa, foi alvo de críticas após vários jogadores terem descoberto textos que aparentam ter sido gerados por um modelo de linguagem de grande escala.

 

A polémica intensificou-se porque a loja da Steam exige que os produtores declarem explicitamente se os seus jogos contêm material pré-gerado ou gerado em tempo real por IA, algo que não constava na página de The Alters. Em resposta às queixas, o estúdio polaco emitiu um comunicado detalhado a explicar a situação.

 

Um erro que não devia ter chegado à versão final

 

Um dos casos reportados pelos jogadores envolvia texto gerado por IA num elemento gráfico dentro do jogo. A 11 Bit Studios esclareceu que este elemento era apenas um placeholder (marcador de posição) usado durante o desenvolvimento e que nunca teve a intenção de ser incluído na versão final do título.

"Infelizmente, devido a uma falha interna, este texto de substituição foi mantido por engano no jogo", afirmou a empresa. "Desde então, realizámos uma revisão completa e confirmámos que se tratou de um caso isolado, e o elemento em questão está a ser atualizado."

 

Traduções feitas à pressa com recurso a IA

 

A outra utilização de inteligência artificial descoberta, e que gerou bastante descontentamento, está relacionada com as traduções. Segundo as informações partilhadas pelo Eurogamer, a IA foi usada para legendar os filmes licenciados que os jogadores podem ver na área social da base do jogo. A produtora admitiu que estas foram realizadas por uma fonte externa, sem qualquer contributo criativo da sua equipa.

 

A justificação apresentada foi a falta de tempo. "Devido a enormes restrições de tempo, optámos por não envolver os nossos parceiros de tradução e localizámos estes vídeos usando IA para os ter prontos no lançamento", explica o estúdio. "A nossa intenção sempre foi envolver as nossas agências de tradução de confiança após o lançamento, como parte de uma correção de localização, para garantir que esses textos seriam tratados com o mesmo cuidado e qualidade que o resto do jogo. Esse processo já está em andamento."

 

A IA nos videojogos: uma ferramenta controversa

 

A utilização de inteligência artificial é um tema cada vez mais delicado para os profissionais criativos. Muitas empresas por trás dos grandes modelos de linguagem foram acusadas de treinar os seus sistemas com conteúdos protegidos por direitos de autor, o que torna o uso de IA uma questão ética para muitos artistas e jogadores.

 

No entanto, com a indústria dos videojogos a enfrentar frequentemente condições de trabalho negativas associadas ao "crunch", é compreensível que se procurem formas de acelerar o processo de desenvolvimento e lançamento de um título. As reações ao caso de The Alters são apenas mais um capítulo no debate contínuo sobre como e quando esta tecnologia deve, ou não, fazer parte da criação de videojogos.




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