
A Microsoft parece ter ouvido as preces dos utilizadores. Após a controversa remoção do efeito Mica na versão 138 do Edge no canal Estável, que apanhou os utilizadores do Windows 11 de surpresa, a empresa está agora a reverter a sua decisão. Tal como foi descoberto por um utilizador no Reddit, as mais recentes atualizações do Edge no canal Canary já permitem reativar o popular efeito visual.
Uma reviravolta bem-vinda
A remoção do Mica, um efeito de transparência subtil que ajuda a alinhar a estética do navegador com a do sistema operativo, foi recebida com críticas. Embora os utilizadores mais persistentes tenham descoberto uma forma de o reativar parcialmente, a solução era pouco eficaz e longe da implementação original. Agora, a Microsoft corrige o rumo e traz de volta o efeito de forma oficial, embora, para já, apenas para os utilizadores da versão de testes Canary.
Uma vez ativado, a barra de separadores e os menus de contexto voltam a ter um aspeto translúcido, resultando num visual muito mais agradável e alinhado com o design do restante Windows 11.
Como reativar o efeito Mica no Edge Canary
Infelizmente, o efeito continua ausente nos canais Dev, Beta e Estável, mesmo com a ativação da opção correspondente. Se tem o Microsoft Edge Canary instalado no seu sistema e quer recuperar o efeito Mica, siga estes passos:
Primeiro, garanta que atualiza o Microsoft Edge para a versão mais recente, acedendo a
edge://settings/help.Navegue até
edge://flagse procure pela opção "Show Windows 11 visual effects in browser".Altere o valor para "Enabled".
Reinicie o navegador para que as alterações tenham efeito.
Após o reinício, o Edge aplicará o efeito Mica automaticamente em várias superfícies. Poderá também ligar ou desligar a funcionalidade diretamente nas definições do navegador, que foram recentemente atualizadas para o WebUI 2.0, garantindo um desempenho mais rápido. Para tal, aceda a Definições > Aspeto > "Mostrar efeitos visuais do Windows 11 no browser". Note que qualquer alteração nesta opção também requer um reinício do navegador.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!