
A SpaceX veio a público esclarecer a razão por trás da mais longa interrupção de serviço da Starlink, que ocorreu na passada sexta-feira, dia 25 de julho. Durante várias horas, utilizadores americanos ficaram sem acesso à internet por satélite, mas tudo se deveu a uma atualização que, apesar dos problemas iniciais, trouxe melhorias significativas.
O apagão que assustou milhões
As falhas no serviço de internet da Starlink são raras, o que tornou o incidente de sexta-feira particularmente notório. Considerado o maior apagão desde o início das operações, deixou muitos dos seus seis milhões de utilizadores, principalmente nos EUA, sem ligação durante pelo menos duas horas e meia. Pela primeira vez, a Starlink publicou um aviso de interrupção global no seu site, tendo resolvido o problema para a maioria dos afetados no mesmo dia.
A causa do problema: uma atualização que correu mal
Num pedido de desculpas oficial, a SpaceX clarificou que a origem da falha esteve numa atualização de software destinada aos seus serviços internos que operam a rede principal. A empresa de Elon Musk opera uma vasta rede terrestre para suportar a sua constelação de satélites, incluindo mais de 100 gateways (estações terrestres) só nos EUA, que são vitais para eliminar pontos mortos e melhorar a latência para comunidades rurais e remotas.
Segundo um memorando da SpaceX distribuído a fornecedores, e conforme noticiado pela PCMag, um patch de software enviado para estas gateways sobrecarregou o hardware, fazendo com que a rede deixasse de processar dados enquanto a atualização era implementada.
O lado positivo: velocidades triplicadas após a tempestade
A atualização problemática fazia parte dos preparativos para os futuros satélites V3 da SpaceX, que prometem multiplicar por 10 a capacidade da rede atual, atingindo 1 Tbps. Estes novos satélites, cujo lançamento está previsto para 2026, exigem uma nova geração de gateways terrestres para suportar o aumento massivo de capacidade.
Apesar do susto, o fim de semana trouxe uma surpresa agradável. Vários utilizadores começaram a relatar um aumento drástico nas velocidades de download, com alguns a registarem valores três vezes superiores aos habituais, como partilhado por um utilizador no X. Este desenvolvimento inesperado indica que a atualização, apesar de desastrosa na sua implementação, era de facto uma melhoria robusta à rede e não apenas uma correção de bugs, deixando antever um futuro mais rápido para os utilizadores da Starlink.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!