
A Carteira da Google, uma das principais aplicações de pagamentos móveis, continua a evoluir para se manter competitiva frente a rivais como o Apple Pay e a Samsung Wallet. A mais recente novidade a chegar à aplicação promete dar aos utilizadores um controlo muito mais detalhado sobre as suas transações, mas para isso, precisa de saber a sua localização exata.
Mapas e mais detalhes nas suas transações
A nova funcionalidade, que já começou a ser implementada, solicita aos utilizadores a permissão de "localização precisa". O objetivo é enriquecer o histórico de transações com informações contextuais úteis. Ao conceder este acesso, a aplicação passará a exibir não só o valor da compra, mas também o nome da loja, a morada completa e até um pequeno mapa com a localização do estabelecimento, fornecido pelo Google Maps.
Conforme detalha o 9to5Google, o ecrã de detalhes da transação incluirá ainda um botão para ligar diretamente para a loja, facilitando o contacto em caso de necessidade. No futuro, esta funcionalidade poderá ser expandida para otimizar as transações "tap to pay".
Como ativar a nova funcionalidade
Os utilizadores que ainda não têm a permissão ativa irão deparar-se com uma notificação dentro da aplicação. Este aviso explica as vantagens da nova funcionalidade e inclui um atalho que remete diretamente para as definições do sistema operativo.
Para ativar, basta aceder às definições de localização da app e selecionar as opções "localização precisa" e "Permitir durante a utilização da app". Uma vez feito, os detalhes geográficos começarão a aparecer nas transações futuras.
Privacidade em primeiro lugar
É importante sublinhar que a Google mantém esta funcionalidade como totalmente opcional. A decisão de partilhar ou não a localização precisa fica inteiramente nas mãos do utilizador, que pode continuar a usar a Carteira da Google sem esta camada adicional de detalhe. Esta abordagem reforça a importância da privacidade e segurança dos dados, permitindo que cada pessoa decida o nível de informação que se sente confortável a partilhar.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!