1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple watch em uso

A Apple iniciou uma nova batalha judicial, desta vez contra um dos seus antigos engenheiros, o Dr. Chen Shi, e as suas novas entidades empregadoras, a Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp. (Oppo) e a InnoPeak Technology, Inc. A gigante de Cupertino acusa o ex-funcionário de roubo de segredos comerciais vitais relacionados com o Apple Watch.

Segundo a acusação, o Dr. Shi, que desempenhava funções como Arquiteto de Sistemas de Sensores na equipa do Apple Watch, terá conspirado para subtrair informações proprietárias e entregá-las à Oppo, uma concorrente direta da Apple no mercado de wearables.

A história repete-se em Cupertino

Este caso surge poucas semanas depois de a Apple ter processado outro ex-funcionário, Di Liu, um antigo engenheiro de design de produto da equipa do Vision Pro, por acusações semelhantes de roubo de segredos antes da sua transição para a Snap Inc. Aparentemente, a espionagem industrial continua a ser uma dor de cabeça para a empresa.

Alegadamente, o Dr. Shi começou a comunicar secretamente com a liderança da Oppo em abril, enquanto ainda trabalhava na Apple. A queixa detalha que o engenheiro participou em reuniões técnicas da equipa do Apple Watch com o objetivo de recolher informações confidenciais.

O plano para desviar tecnologia do Apple Watch

De acordo com o processo judicial, disponível no DocumentCloud, dias antes de abandonar a empresa a 27 de junho, o Dr. Shi descarregou 63 documentos sensíveis de um servidor protegido da empresa. Estes ficheiros continham detalhes sobre chips personalizados da Apple, produtos e funcionalidades ainda não lançados, e especificações técnicas para sensores de ECG e PPG, tecnologias centrais no Apple Watch.

A acusação aponta também o dedo a Dr. Zijing Zeng, Vice-Presidente de Saúde da Oppo, com quem Shi comunicava. Numa mensagem, Shi terá escrito: "Estou a planear começar a 30/06. Esta semana vou informar a minha equipa sobre a minha demissão. Ultimamente, também tenho revisto vários materiais internos e feito muitas reuniões 1:1 num esforço para recolher o máximo de informação possível — partilharei tudo convosco mais tarde." A resposta de Zeng terá sido um simples "certo" e um emoji de "OK".

As provas digitais e a tentativa de encobrimento

Após a extração dos dados, a Apple alega que o Dr. Shi tentou apagar os seus rastos. Pesquisou na internet por "como apagar macbook" e "Alguém consegue ver se eu abri um ficheiro numa drive partilhada?". Além disso, depois de transferir os ficheiros para uma unidade USB externa, apagou a pasta do seu computador de trabalho. Para completar o disfarce, mentiu aos colegas, afirmando que ia sair para cuidar dos seus pais idosos na China, uma justificação curiosamente semelhante à utilizada por Di Liu no caso anterior.

A Apple descobriu o esquema através de uma investigação forense, analisando os registos de download de ficheiros e o conteúdo do MacBook e iPhone de trabalho fornecidos ao Dr. Shi.

O que a Apple exige em tribunal

Perante o tribunal, a Apple procura obter uma ordem judicial que proíba a Oppo e o Dr. Shi de utilizarem os segredos comerciais roubados. Adicionalmente, a empresa exige uma compensação por danos financeiros e danos punitivos como forma de penalizar o alegado roubo. A Apple solicitou ainda que o caso seja julgado por um júri.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech