1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple watch em uso

A Apple iniciou uma nova batalha judicial, desta vez contra um dos seus antigos engenheiros, o Dr. Chen Shi, e as suas novas entidades empregadoras, a Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp. (Oppo) e a InnoPeak Technology, Inc. A gigante de Cupertino acusa o ex-funcionário de roubo de segredos comerciais vitais relacionados com o Apple Watch.

Segundo a acusação, o Dr. Shi, que desempenhava funções como Arquiteto de Sistemas de Sensores na equipa do Apple Watch, terá conspirado para subtrair informações proprietárias e entregá-las à Oppo, uma concorrente direta da Apple no mercado de wearables.

A história repete-se em Cupertino

Este caso surge poucas semanas depois de a Apple ter processado outro ex-funcionário, Di Liu, um antigo engenheiro de design de produto da equipa do Vision Pro, por acusações semelhantes de roubo de segredos antes da sua transição para a Snap Inc. Aparentemente, a espionagem industrial continua a ser uma dor de cabeça para a empresa.

Alegadamente, o Dr. Shi começou a comunicar secretamente com a liderança da Oppo em abril, enquanto ainda trabalhava na Apple. A queixa detalha que o engenheiro participou em reuniões técnicas da equipa do Apple Watch com o objetivo de recolher informações confidenciais.

O plano para desviar tecnologia do Apple Watch

De acordo com o processo judicial, disponível no DocumentCloud, dias antes de abandonar a empresa a 27 de junho, o Dr. Shi descarregou 63 documentos sensíveis de um servidor protegido da empresa. Estes ficheiros continham detalhes sobre chips personalizados da Apple, produtos e funcionalidades ainda não lançados, e especificações técnicas para sensores de ECG e PPG, tecnologias centrais no Apple Watch.

A acusação aponta também o dedo a Dr. Zijing Zeng, Vice-Presidente de Saúde da Oppo, com quem Shi comunicava. Numa mensagem, Shi terá escrito: "Estou a planear começar a 30/06. Esta semana vou informar a minha equipa sobre a minha demissão. Ultimamente, também tenho revisto vários materiais internos e feito muitas reuniões 1:1 num esforço para recolher o máximo de informação possível — partilharei tudo convosco mais tarde." A resposta de Zeng terá sido um simples "certo" e um emoji de "OK".

As provas digitais e a tentativa de encobrimento

Após a extração dos dados, a Apple alega que o Dr. Shi tentou apagar os seus rastos. Pesquisou na internet por "como apagar macbook" e "Alguém consegue ver se eu abri um ficheiro numa drive partilhada?". Além disso, depois de transferir os ficheiros para uma unidade USB externa, apagou a pasta do seu computador de trabalho. Para completar o disfarce, mentiu aos colegas, afirmando que ia sair para cuidar dos seus pais idosos na China, uma justificação curiosamente semelhante à utilizada por Di Liu no caso anterior.

A Apple descobriu o esquema através de uma investigação forense, analisando os registos de download de ficheiros e o conteúdo do MacBook e iPhone de trabalho fornecidos ao Dr. Shi.

O que a Apple exige em tribunal

Perante o tribunal, a Apple procura obter uma ordem judicial que proíba a Oppo e o Dr. Shi de utilizarem os segredos comerciais roubados. Adicionalmente, a empresa exige uma compensação por danos financeiros e danos punitivos como forma de penalizar o alegado roubo. A Apple solicitou ainda que o caso seja julgado por um júri.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech