
O desenvolvimento do ambiente de trabalho KDE Plasma não para e as próximas versões prometem trazer melhorias significativas, tanto em novas funcionalidades como na correção de erros. As novidades focam-se no futuro Plasma 6.5, que contará com um novo assistente de configuração inicial, mas também na versão 6.4.5, que trará importantes correções de bugs.
As grandes novidades do Plasma 6.5
Uma das funcionalidades mais aguardadas e que finalmente ficará pronta para o público no Plasma 6.5 é o KDE Initial System Setup (KISS). Conforme detalhado no blog da equipa do KDE, este projeto, iniciado em 2020 e reativado recentemente, oferece uma experiência de configuração inicial semelhante à que os utilizadores de Windows e macOS já conhecem, guiando o utilizador na criação de contas e na escolha das primeiras definições.
A interface do Plasma 6.5 também receberá melhorias de usabilidade. Os painéis do ambiente de trabalho, quando cheios de ícones de aplicações, passarão a ser roláveis, evitando que os ícones fiquem comprimidos indefinidamente. Nas Definições do Sistema, a página dedicada aos comandos de jogos passará a exibir informação mais relevante, como o tipo de joystick e os nomes reais dos botões.
Outra pequena mas inteligente melhoria é que a página de configuração de tablets de desenho passará a estar oculta se nenhum dispositivo estiver ligado, embora possa ser forçada a aparecer para resolver problemas.
Correções a caminho para a versão 6.4.5 e 6.5
A menos de três semanas do seu lançamento, o Plasma 6.4.5 está focado em polir a experiência do utilizador com uma série de correções de bugs. Por exemplo, ao clonar um painel que contenha um widget da Bandeja do Sistema, as suas definições serão agora corretamente replicadas. Foi também corrigido um problema de layout no widget de volume de áudio.
Os utilizadores de placas gráficas da AMD, como a RX 7900 XTX, ficarão satisfeitos por saber que foi implementada uma solução para um problema no driver que causava cintilação no ecrã em monitores com capacidade HDR ao ajustar o brilho.
Olhando mais para a frente, o Plasma 6.5 também trará as suas próprias correções. Será resolvido um problema que fazia com que os ícones no ambiente de trabalho mudassem de posição, especialmente após alterar a disposição das pastas. A equipa de desenvolvimento também abordou uma questão de desempenho ao substituir o temporizador do ciclo de renderização do KWin (de QTimer para um mais leve QBasicTimer), o que deverá resultar numa experiência mais fluida.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!