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A IA generativa vai continuar a expandir o seu alcance, quer queira, quer não. Embora a corrida tenha sido iniciada de forma não oficial pelo ChatGPT da OpenAI, a Google tornou-se um dos líderes neste espaço com os seus produtos e serviços da marca Gemini. Para muitos, o contacto com esta tecnologia ainda pode limitar-se a um chatbot, mas as possibilidades são quase infinitas.

 

A pensar nisso, a Google publicou uma extensa lista com 1001 casos de uso de IA generativa em diversos setores, como automóvel, serviços financeiros, indústria, saúde, negócios, hotelaria, viagens e media. Esta lista representa um crescimento de dez vezes em comparação com a versão anterior, publicada há cerca de um ano e meio, que continha apenas 101 casos de uso. A empresa afirma que, mesmo com este aumento, "mal arranha a superfície do que se está a tornar possível".

 

Dos clássicos do cinema aos resumos da Fórmula E

 

A maioria destes exemplos foi desenvolvida com as tecnologias de IA da própria Google, mas oferecem uma visão fascinante das diferentes possibilidades. Um dos feitos mais impressionantes destacados foi a recriação de um filme clássico de 1939 para o gigantesco ecrã LED de 160.000 pés quadrados da Sphere, em Las Vegas.

No mundo do entretenimento digital, a popular plataforma de vídeo Dailymotion utilizou a Vertex AI Search para melhorar a descoberta de conteúdos, registando um aumento de 17% na taxa de cliques pós-pesquisa logo na primeira semana de testes. Já no desporto motorizado, o campeonato de corridas elétricas, Fórmula E, consegue agora criar um resumo de dois minutos em qualquer idioma a partir de duas horas de comentários de corrida, complementado com dados de condução e narrativas da temporada.

 

O seu próximo carro poderá conversar consigo

 

A indústria automóvel é uma das áreas onde a IA promete revolucionar a experiência do utilizador. A Mercedes-Benz, por exemplo, está a construir carros capazes de conversar com os seus condutores. O assistente virtual MBUX, agora alimentado pelo Gemini, pode manter conversas em linguagem natural e oferecer respostas personalizadas para navegação e pontos de interesse.

 

No setor da logística, a UPS Capital, o braço de seguros da UPS, utiliza aprendizagem automática e dados de envio para fornecer aos transportadores uma "pontuação de confiança", prevendo a probabilidade de uma entrega ser bem-sucedida.

 

Até as suas selfies podem ter um toque de IA

 

O impacto da IA estende-se também às aplicações do dia a dia. O YouTube conseguiu reduzir em 75% o número de chamadas abandonadas durante a espera para falar com um representante do apoio ao cliente. Por sua vez, a aplicação Remini adicionou um novo filtro de IA baseado no Imagen 3 que transforma fotos de utilizadores em animais de desenhos animados, chegando a processar mais de 60 milhões de fotos por dia.

 

Para quem deseja aprofundar as inúmeras aplicações da IA generativa, a lista completa pode ser consultada na publicação oficial da Google no seu blogue.




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