1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nvidia DGX Spark

 

No início do ano, durante a CES, a NVIDIA deu a conhecer ao mundo o Project Digits, apelidando-o do mais pequeno supercomputador de Inteligência Artificial do mundo. Avançando para a GTC 2025, a empresa revelou que o projeto seria comercializado sob o nome DGX Spark, abrindo as pré-reservas por 3.000 dólares. Agora, a espera terminou: a gigante tecnológica anunciou que começou a enviar as primeiras unidades aos clientes que fizeram a encomenda antecipada e a laboratórios de IA selecionados.

 

A partir de amanhã, 15 de outubro, qualquer programador interessado poderá encomendar o seu DGX Spark diretamente no site da NVIDIA. Além disso, os principais fabricantes de PCs, como a Acer, ASUS, Dell Technologies, GIGABYTE, HP, Lenovo e MSI, também irão disponibilizar os seus próprios mini supercomputadores baseados na tecnologia do DGX Spark.

 

Um Petaflop de IA na sua secretária

 

Com um formato de desktop compacto, medindo apenas 15 cm x 15 cm x 5 cm e pesando 1,2 kg, o DGX Spark impressiona ao entregar um petaflop de desempenho em IA. O segredo está no poderoso Superchip NVIDIA GB10 Grace Blackwell, na tecnologia de rede NVIDIA ConnectX-7 de 200 Gb/s e na ligação NVLink-C2C.

Graças aos seus 128 GB de memória unificada, os programadores podem executar inferências em modelos de IA com até 200 mil milhões de parâmetros e afinar modelos de até 70 mil milhões de parâmetros, tudo de forma local, diretamente na sua secretária.

 

Ecossistema de software e parceiros de peso

 

Para além do hardware impressionante, o DGX Spark chega com todo o ecossistema de IA da NVIDIA pré-instalado. Isto inclui ferramentas, modelos, bibliotecas e os microsserviços NVIDIA NIM, permitindo que os programadores comecem a trabalhar quase de imediato, com uma configuração mínima do ambiente de desenvolvimento.

 

A NVIDIA destacou ainda que as principais startups e empresas de IA, incluindo Anaconda, Cadence, ComfyUI, Docker, Google, Hugging Face, JetBrains, LM Studio, Meta e Microsoft, já estão a testar, validar e otimizar as suas ferramentas, software e modelos para o DGX Spark.

 

A faísca para a próxima revolução da IA

 

Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, não escondeu o entusiasmo, traçando um paralelo com o passado: “Em 2016, construímos o DGX-1 para dar aos investigadores de IA o seu próprio supercomputador. Entreguei em mãos o primeiro sistema ao Elon numa pequena startup chamada OpenAI — e daí surgiu o ChatGPT, dando início à revolução da IA. O DGX-1 lançou a era dos supercomputadores de IA e desvendou as leis de escalabilidade que impulsionam a IA moderna. Com o DGX Spark, regressamos a essa missão — colocar um computador de IA nas mãos de cada programador para acender a próxima onda de inovações.”




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech