
O mercado dos smartphones parecia estagnado no seu formato tradicional, mas a recente aposta em modelos ultraleves e ultrafinos veio agitar as águas. A Samsung deu o primeiro passo com o Galaxy S26 Edge, o mais leve com 163 gramas, e a Apple respondeu com o iPhone Air, o mais fino do mercado com apenas 5,6 milímetros. Agora, um novo concorrente de peso, ou melhor, de peso-pluma, entra em cena: a Motorola.
Chegou o smartphone mais leve do mundo
A Motorola apresentou na China o seu novo X70 Air, um dispositivo que segue a mesma filosofia dos seus rivais: oferecer um ecrã de grandes dimensões num corpo mais fino e leve para um conforto e portabilidade superiores. A novidade foi partilhada no site chinês da Lenovo, a empresa proprietária da Motorola.
Com uma espessura de 5,99 milímetros, o Motorola X70 Air é ligeiramente mais espesso que os seus concorrentes diretos da Samsung e Apple. No entanto, conquista o título de smartphone mais leve do mundo, pesando apenas 159 gramas. O design, à semelhança de outros modelos ultraleves, é mais fino na base, com a zona do módulo de câmaras a apresentar uma maior protuberância.
O ecrã é um painel OLED de 6,7 polegadas, o maior até agora num dispositivo desta categoria, com margens planas e um brilho máximo impressionante de 4.500 nits. Inclui ainda um leitor de impressão digital integrado no ecrã.
Uma bateria que desafia o design ultrafino
Um dos pontos mais críticos nos telemóveis ultrafinos é a autonomia. A Motorola equipou o X70 Air com uma bateria de 4.800 mAh, uma capacidade superior à dos seus rivais e muito próxima do padrão de 5.000 mAh que se tornou comum no mercado. O carregamento rápido também não foi esquecido, com uma potência de 68 W por cabo.
No departamento fotográfico, o X70 Air também se destaca. Enquanto o iPhone Air apresenta apenas uma câmara traseira, o modelo da Motorola conta com um módulo quadrado que alberga um sensor principal de 50 megapíxeis e duas lentes adicionais, juntamente com o flash, superando a configuração dupla do Samsung Galaxy S25 Edge.
As restantes especificações incluem o processador de gama média Snapdragon 7 Gen 4, 12 GB de memória RAM LPDDR5X e 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1. O sistema operativo é o Android 16 e conta ainda com uma câmara de vapor 3D para arrefecimento e altifalantes duplos.
De momento, o Motorola X70 Air foi apresentado apenas para o mercado chinês. No entanto, o conhecido leaker Evan Blass sugere que este smartphone poderá ser lançado globalmente como o futuro Motorola Edge 70.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!