
A Amazon Web Services (AWS) confirmou hoje que a maioria dos seus serviços está a recuperar, depois de uma falha grave numa das suas regiões nos Estados Unidos ter provocado um verdadeiro "apagão" em milhares de sites, aplicações e plataformas em todo o mundo. A gigante tecnológica, que detém a maior rede de servidores na cloud do planeta, está a trabalhar para resolver completamente a situação que afetou desde redes sociais a plataformas de videojogos.
Segundo a empresa, a maior parte dos pedidos aos serviços da AWS já está a ser processada "corretamente". No entanto, a Amazon alerta que os utilizadores ainda podem sentir alguma instabilidade, uma vez que o sistema tenta agora lidar com a enorme acumulação de pedidos que ficaram pendentes durante a falha.
O epicentro do caos
Há cerca de uma hora, a AWS revelou ter identificado a origem do problema num dos seus mais importantes centros de dados, localizado no norte do estado da Virgínia, nos EUA. Este é um dos maiores e mais antigos complexos de servidores da empresa.
Duas horas após os primeiros relatos, a AWS já listava 58 serviços afetados pela instabilidade. Um deles, o Amazon DynamoDB, um serviço de base de dados, esteve completamente inativo e parece ter sido o epicentro do problema. De acordo com os detalhes técnicos partilhados pela AWS, a forma como este serviço comunica com o centro de dados da Virgínia terá estado na origem do caos que se espalhou por uma fatia considerável da internet, afetando serviços tão populares como o Reddit.
A dimensão do problema sublinha a enorme dependência que a infraestrutura digital global tem dos serviços da Amazon, onde um erro numa única localização pode gerar um efeito dominó com consequências à escala planetária, como o apagão na Amazon demonstrou.











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