
A Microsoft apresentou os seus resultados financeiros para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2026, revelando um crescimento robusto que, no entanto, esconde um problema cada vez mais profundo na sua divisão de gaming: as vendas de consolas Xbox continuam em queda acentuada.
De acordo com o relatório de resultados, a gigante de Redmond alcançou uma receita total de 77,7 mil milhões de dólares, representando um aumento homólogo de 18%. O lucro líquido também subiu 12%, fixando-se nos 30,8 mil milhões de dólares. Contudo, nem tudo são boas notícias, com a divisão Xbox a ser o parente pobre destes resultados.
Windows 10 e a IA salvam os resultados
A impulsionar os números positivos da Microsoft estiveram as receitas provenientes do Windows e dos dispositivos, que cresceram 5% (222 milhões de dólares). O grande motor deste crescimento foi o segmento de Windows OEM, com uma subida de 6%, que a empresa atribui à forte procura por novos computadores antecipando o fim do suporte do Windows 10.
Outro pilar do sucesso foi a publicidade associada à pesquisa e notícias, que gerou 472 milhões de dólares, um aumento de 15%. Este valor, que exclui os custos de aquisição de tráfego, foi impulsionado por um maior volume de pesquisas, provavelmente relacionado com a parceria estratégica com a OpenAI para integrar a tecnologia GPT no Copilot. A propósito, a CNBC avança que, após uma reestruturação, a Microsoft detém agora uma participação de 27% no braço lucrativo da OpenAI.
O rombo nas vendas da Xbox
O cenário é bem diferente na divisão de gaming. As receitas totais de jogos caíram 2% (113 milhões de dólares), um declínio diretamente motivado pela performance do hardware. As receitas de hardware Xbox afundaram 29% em comparação com o mesmo período do ano anterior, devido a um menor volume de consolas vendidas.
Esta quebra não é uma surpresa total, considerando os aumentos de preço que a Microsoft implementou. Em maio, os preços das consolas Xbox Series X/S subiram globalmente, seguindo-se um segundo aumento em setembro, desta vez nos EUA. A título de referência, os preços atuais nos EUA (com os valores de lançamento entre parênteses) são:
Xbox Series S 512GB: $399.99 (subida de $100)
Xbox Series S 1TB: $449.99 (subida de $100)
Xbox Series X Digital: $599.99 (subida de $150)
Xbox Series X: $649.99 (subida de $150)
Esta tendência de queda não é nova, com as vendas a terem recuado 22% no trimestre anterior e 29% nos segundo e terceiro trimestres do ano fiscal de 2025.
Game Pass é a bóia de salvação da divisão gaming
Apesar da queda abrupta no hardware, o ecossistema Xbox conseguiu mitigar as perdas graças ao software e aos serviços. As receitas de conteúdos e serviços aumentaram 1% em relação ao ano anterior, um crescimento impulsionado principalmente pelas subscrições do Xbox Game Pass e por jogos de terceiros. A Microsoft admitiu uma quebra nos conteúdos first-party, algo esperado dada a ausência de grandes lançamentos recentes além de Grounded 2.
Parte deste aumento nas receitas de software pode também ser atribuído à nova estratégia da Microsoft de lançar alguns dos seus jogos mais antigos na PlayStation, bem como ao recente aumento no preço das subscrições do Game Pass.
Numa nota final para os jogadores de PC, a Microsoft lançou Indiana Jones and the Great Circle e o seu DLC na loja GOG, oferecendo uma opção sem DRM. O mesmo não se pode dizer de Doom: The Dark Ages, que inclui DRM.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!