
Se ainda acede ao X através do velhinho endereço twitter.com, saiba que os dias dessa prática estão contados. A X Corp, empresa detida por Elon Musk que opera a rede social, anunciou que o histórico domínio será permanentemente desativado a 10 de novembro. A mudança marca o fim simbólico de uma era, consolidando a transição definitiva da marca Twitter para X.
O fim de uma era digital
A notícia foi partilhada através de uma publicação no perfil oficial @Safety, que divulga as atualizações de segurança da plataforma. O anúncio foca-se numa consequência prática e imediata para a segurança de algumas contas: a partir da data estipulada, "não será mais possível aceder ao seu perfil usando chaves de segurança vinculadas ao domínio twitter.com".
Esta alteração afeta especificamente os utilizadores que reforçaram a segurança das suas contas com a autenticação de dois fatores (2FA), utilizando uma chave de segurança física (como uma YubiKey) como segundo passo de verificação, em vez de um código gerado por uma aplicação.
Quem será afetado e o que precisa de fazer?
Para os utilizadores que dependem deste método de segurança, a ação é urgente. Antes de 10 de novembro, é crucial aceder às definições de segurança da conta e criar uma nova chave de acesso associada ao novo domínio, x.com. Após a criação da nova chave, a antiga, ligada ao twitter.com, deve ser removida para evitar qualquer problema de acesso futuro.
Esta medida de unificação surge pouco tempo depois de a X ter anunciado outra novidade controversa: a venda de nomes de utilizador inativos, uma iniciativa disponível apenas para os subscritores dos planos Premium Plus e Premium Business.
A rede social, fundada em 2006 por Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams, operou sob o nome Twitter até 2023. Após a aquisição por Elon Musk, a plataforma sofreu uma transformação radical, culminando na mudança de nome para X em julho desse mesmo ano. A desativação do domínio original é, agora, o último prego no caixão da antiga identidade da plataforma.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!