
Parece que os problemas na Tesla não dão tréguas. Depois de um recall recente que afetou 13.000 veículos Model 3 e Model Y devido a uma potencial perda de tração, agora é a vez do muito falado Cybertruck visitar a oficina. O problema? As imponentes barras de luz LED, desenhadas para utilização fora de estrada, podem simplesmente soltar-se durante a condução.
O que está a acontecer?
A notícia foi avançada pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA). O aviso de recolha detalha que a falha afeta os Cybertrucks fabricados na Gigafactory do Texas entre 13 de novembro de 2023 e 5 de novembro de 2024.
No total, estão a ser chamados 6.197 veículos nos Estados Unidos, afetando principalmente o modelo de alta performance, o Cyberbeast. A Tesla indica já ter recebido 619 pedidos de garantia e um relatório de campo sobre o assunto. Felizmente, até à data, não há registo de quaisquer acidentes ou feridos relacionados com esta falha.
A culpa é da cola
A causa do problema parece ser um erro de montagem surpreendentemente básico. Segundo a NHTSA, durante a assemblagem, foi por vezes utilizado um adesivo (BetaSeal) em vez do primário (BetaPrime) que estava especificado para a tarefa. Esta confusão na linha de produção significa que as vibrações normais da condução podem ser suficientes para fazer com que as barras de LED se soltem.
Estas barras de luz off-road eram um opcional que podia ser encomendado de fábrica ou adicionado posteriormente num centro de serviço da Tesla. Em alguns casos, foram os próprios compradores que tiveram de completar a instalação, visto que os funcionários da Tesla não estão legalmente autorizados a instalar certos componentes eletrónicos. No entanto, não é claro se este facto contribuiu de alguma forma para o problema atual.
A resposta da Tesla
A Tesla já comunicou que todos os veículos afetados serão inspecionados para verificar se existem barras de luz soltas ou danificadas. Qualquer unidade defeituosa será substituída sem qualquer custo para o cliente. Além disso, a empresa anunciou que será adicionado um "fusível mecânico" para melhorar a segurança no futuro.
Tempos difíceis para a Tesla
Este é já o décimo recall da Tesla em menos de dois anos. Na primavera passada, a empresa teve de recolher milhares de veículos devido a problemas com acabamentos soltos e pedais desalinhados.
Entretanto, as vendas do Cybertruck ficaram muito aquém das expectativas iniciais. O veículo nem sequer é legal para circulação na União Europeia devido a regulamentos de segurança. Num esforço aparente para impulsionar a visibilidade e a procura, foi noticiado que Elon Musk levou as suas outras empresas, a SpaceX e a xAI, a comprar uma frota inteira do controverso veículo.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!