
O Snapchat prepara-se para integrar um novo cérebro artificial. A Snap e a Perplexity anunciaram uma parceria estratégica para levar o motor de respostas baseado em IA da Perplexity diretamente para a aplicação do Snapchat, ficando assim disponível para os quase mil milhões de utilizadores ativos mensais da plataforma.
Este acordo marca a primeira vez que o Snapchat integra em larga escala um parceiro de IA externo diretamente na sua app.
O que muda no Snapchat?
Segundo Evan Spiegel, CEO da Snap Inc., o objetivo é "tornar a IA mais pessoal, social e divertida". A integração, que deverá começar no início do próximo ano (2026), vai surgir na interface do Chat. Os utilizadores poderão fazer perguntas e receber respostas claras, em tom de conversa, com fontes verificáveis e citações integradas – embora seja feito o alerta habitual para a possibilidade de alucinações.
Para Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, esta parceria serve a missão da empresa de "apoiar a curiosidade do mundo", levando o seu motor de busca diretamente onde ela ocorre.
My AI fica, mas Perplexity será diferente
O chatbot "My AI" que já existe no Snapchat não vai desaparecer. A Perplexity juntar-se-á como um motor de respostas distinto, focado em fornecer resultados em tempo real baseados em fontes credíveis.
No entanto, há um aviso para os utilizadores preocupados com a privacidade: as mensagens enviadas ao motor da Perplexity serão usadas para melhorar a personalização dentro do Snapchat.
Os custos da parceria
A Snap revelou ainda os termos financeiros do acordo. A Perplexity pagará à Snap 400 milhões de dólares (cerca de 370 milhões de euros) ao longo de um ano. Este pagamento, feito em dinheiro e ações, está dependente da implementação global bem-sucedida da integração. A Snap espera que a receita desta parceria comece a contribuir para as contas já em 2026, conforme detalhado no comunicado aos investidores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!