Os casos de novas fraudes utilizando serviços populares, como o Facebook, não param de aumentar. O mais recente esquema envolve a rede social do Facebook e a oferta de canecas e camisas da mesma.
Segundo o alerta dado pela empresa de segurança Bitdefender, o mais recente esquema na rede promete aos utilizadores o envio de canecas e camisas da rede social, sendo que o principal objectivo é o roubo dos dados do utilizador.
De entre as informações pedidas encontram-se o nome completo e a morada. Depois de enviados os dados, os perfis dos utilizadores na rede social ficam vulneráveis à colocação de múltiplas mensagens de forma a distribuir a fraude por outros utilizadores na rede.
Outra variante desta fraude utiliza um link em mensagens de correio electrónico, que redirecionam o utilizador para um site falso, com o design similar ao da rede social. Neste caso o utilizador é convidado a introduzir diversos dados pessoais e, no final, uma aplicação envia diversas mensagens publicitarias e de spam no mural do utilizador.