
A Meta está a renovar o Facebook Marketplace numa tentativa clara de o tornar mais atraente para os "jovens adultos". A plataforma vai receber novas funcionalidades de compras colaborativas, bem como sugestões e "insights" gerados por Inteligência Artificial sobre os artigos à venda.
Marketplace torna-se mais social
As compras no Marketplace vão tornar-se uma experiência mais social. Os utilizadores poderão agora criar "coleções" de anúncios, semelhantes aos painéis do Pinterest, e convidar amigos para se juntarem a elas. Estas coleções podem depois ser partilhadas noutras áreas do Facebook, ou através do WhatsApp e do Messenger.
Além disso, a Meta vai facilitar a compra em grupo: será possível convidar amigos diretamente para as conversas de mensagens com os vendedores. A empresa afirma que isto tornará "mais fácil coordenar a recolha, negociar preços e obter respostas às suas perguntas".
Os próprios anúncios também se tornam mais sociais, passando a aceitar comentários e reações, o que poderá aumentar o potencial para partilhas de humor.
Inteligência Artificial entra nas negociações
Como estamos em 2025 e a IA está presente em quase todas as facetas do Facebook, o Marketplace também vai integrar "insights de IA". O Meta AI passará a sugerir perguntas pertinentes para fazer aos vendedores sobre os itens listados (embora a irritante sugestão automática "ainda está disponível?" pareça manter-se como uma das opções).
A empresa está também a experimentar "insights" específicos para veículos, uma vez que a compra de carros é aparentemente um dos casos de uso mais populares para o Marketplace entre os utilizadores mais jovens.
A missão de rejuvenescer o Facebook
Estas atualizações fazem parte da missão de longa data da Meta para tornar o Facebook relevante (ou pelo menos útil) para os "jovens adultos". A empresa tem destacado o Marketplace como uma das suas funcionalidades mais populares junto desta demografia. Outras tentativas recentes da Meta para cativar este público incluíram a promoção de eventos locais, um feed exclusivo para amigos e o regresso do clássico "poke" do Facebook.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!