1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Agibot

Para o bem ou para o mal, a CES 2026 já se está a perfilar como um ano marcante para a robótica humanoide. A empresa chinesa Agibot marcou presença no evento com dois modelos distintos: o A2, que tem aproximadamente o tamanho de um humano, e o ligeiramente mais pequeno X2, ambos a exibir capacidades de dança surpreendentemente impressionantes.

Durante a demonstração, foi possível observar ambos os robôs a caminhar, a acenar aos transeuntes e a mostrar os seus melhores movimentos. Enquanto o modelo maior, o A2, manteve as pernas maioritariamente paradas, dançando principalmente com os braços, o modelo mais pequeno, o X2, revelou-se um pouco mais ágil. Este último possui um conjunto de "pés" maiores para lhe conferir mais estabilidade, o que permitiu demonstrar as suas capacidades de forma mais completa.

Autonomia e navegação inteligente

No momento da demonstração, os robôs estavam a ser controlados parcialmente por um representante da marca através de um controlador dedicado. No entanto, a empresa garantiu que os robôs são capazes de se mover de forma autónoma em espaços, uma vez que tenham utilizado os seus sensores integrados para mapear o ambiente envolvente.

A empresa, que já enviou vários milhares de unidades na China e planeia disponibilizá-los nos Estados Unidos ainda este ano, afirma que tanto o A2 como o X2 destinam-se a fornecer uma plataforma flexível. O objetivo é permitir que as pessoas interajam com estas máquinas numa variedade de situações do quotidiano, conforme detalhado pela Agibot.

Do apoio ao cliente às coreografias virais

A visão da Agibot para o modelo maior, o A2, passa por funcionar como um robô de assistência e hospitalidade. Este poderia cumprimentar visitantes em museus ou conferências, fornecer direções ou até caminhar ao lado dos seus convidados humanos.

Por outro lado, o modelo mais pequeno, o X2, poderá ser mais adequado para fins educativos ou outros cenários onde se pretenda um robô com movimentos ligeiramente mais humanos. Yuheng Feng, chefe de comunicações da Agibot, explicou que este modelo pode até tornar-se um bom companheiro para as redes sociais. Segundo o responsável, é possível utilizar um vídeo do TikTok para treinar o robô, permitindo que este dance exatamente da mesma forma que o utilizador fez no vídeo original.

A empresa ainda não forneceu detalhes sobre quando é que os seus robôs poderão chegar ao mercado ocidental ou quanto poderão custar. O preço dependerá muito da forma como as empresas pretendem utilizá-los, uma vez que o hardware pode ser personalizado consoante o caso de uso.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech