1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

justiça com bandeira dos eua de fundo

Peter Williams, um cidadão australiano de 39 anos e antigo diretor da Trenchant (uma unidade de cibersegurança da L3Harris), foi condenado a 87 meses de prisão federal. O crime? Roubar e vender ferramentas de exploração zero-day a um intermediário russo, cujos clientes incluem o próprio governo daquele país.

O roubo milionário de ferramentas de cibersegurança

A Trenchant é conhecida por desenvolver ferramentas de vigilância e exploits zero-day para o governo dos EUA e os seus parceiros de inteligência da aliança Five Eyes. Entre os anos de 2022 e 2025, Williams tirou partido da sua posição de confiança para desviar pelo menos oito componentes protegidos. Estas ferramentas, que deveriam ser de uso exclusivo dos aliados, foram vendidas à Matrix, um intermediário russo de exploits que opera sob o nome Operation Zero e que se promove como revendedor de ferramentas de intrusão para compradores fora da NATO.

Para contornar a segurança, o ex-diretor utilizou um disco externo portátil para retirar os ficheiros das redes seguras nos escritórios da empresa em Sydney e Washington, D.C., enviando depois o material roubado através de canais encriptados. Os procuradores afirmam que este esquema causou prejuízos na ordem dos 35 milhões de dólares (cerca de 32 milhões de euros) à L3Harris, alertando ainda que as ferramentas roubadas, compostas por software de segurança nacional, poderiam ter permitido o acesso a milhões de equipamentos em todo o mundo.

Condenação pesada e sanções aplicadas

Em outubro, Williams já se tinha dado como culpado da venda destas oito falhas críticas ao intermediário russo, num negócio que lhe rendeu cerca de 1,3 milhões de dólares (aproximadamente 1,2 milhões de euros) em criptomoedas. Agora, a juíza Loren AliKhan ditou a sentença final de 87 meses de prisão, ordenando ainda a apreensão do valor recebido, de uma casa e de vários bens de luxo.

A condenação foi acompanhada de ações por parte do governo norte-americano. O Departamento do Tesouro confirmou que o intermediário em causa era efetivamente a Operation Zero, anunciando a aplicação imediata de sanções contra a empresa e o seu proprietário, conforme detalhado no comunicado oficial do Departamento de Justiça.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech