1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

marrocos imagem

As empresas Gotion, Green Power Morocco e Chery Heavy Trucks chegaram a acordo para o desenvolvimento de um corredor logístico totalmente elétrico com cerca de 2000 quilómetros, que vai ligar Marrocos a França. A notícia foi detalhada através de um comunicado partilhado pela PR Newswire, destacando o esforço conjunto para reduzir as emissões no transporte de mercadorias intercontinental, através da combinação de camiões elétricos, infraestruturas de troca de baterias e gestão digital de frotas.

Uma rota estratégica para o transporte pesado

O projeto visa estabelecer uma via que começa em Agadir, no sul de Marrocos, passa pelo Porto de Tânger e termina em Perpignan, já na Europa, no sul de França. De acordo com a Gotion, este trajeto é atualmente percorrido por cerca de 2000 camiões pesados todos os dias.

Para gerir toda esta operação, a Gotion e a Green Power Morocco vão criar uma joint venture responsável pela gestão operacional da frota, pelas infraestruturas de troca rápida e pelos sistemas de despacho inteligente e integração de armazenamento de energia. A Chery Heavy Trucks fica encarregue da engenharia e fabrico dos veículos. O lançamento inicial prevê a entrada em circulação de 100 camiões pesados elétricos, todos equipados com sistemas da Gotion, estando a futura expansão dependente do desempenho operacional e do avanço das infraestruturas.

Troca de baterias como solução para longas distâncias

Um dos maiores desafios do transporte pesado é o tempo de paragem. Para contornar este obstáculo, a parceria aposta forte num sistema de troca de baterias, concebido para reduzir a inatividade dos veículos e maximizar as taxas de utilização nestas rotas extensas. As empresas estão também a trabalhar na normalização dos módulos e na gestão do seu ciclo de vida, com vista a apoiar a eficiência da operação.

Phil Jenkins, CEO da GPM Holding, salienta que esta cooperação junta a capacidade tecnológica da Gotion ao fabrico da Chery para criar soluções logísticas à medida das necessidades regionais, lembrando que o setor em Marrocos tem um forte potencial a longo prazo. Por sua vez, Li Zhen, presidente da Gotion High-Tech, sublinha que este é um passo fundamental para expandir a aplicação das suas tecnologias em cenários reais, apoiando soluções de transporte de mercadorias escaláveis e com emissões mais reduzidas.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech