1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


bandeira da união europeia

O Conselho da Europa encontra-se a investigar as alegações de um ataque informático avançado pelo grupo de extorsão ShinyHunters, que afirma ter roubado mais de 429 mil documentos internos contendo dados salariais e de recursos humanos. De acordo com as informações obtidas pelo portal BleepingComputer, a organização europeia de direitos humanos, que representa mais de 700 milhões de pessoas em 46 Estados-membros, já está a avaliar a situação, embora prefira não tecer comentários detalhados nesta fase de averiguações.

Documentos confidenciais sob ameaça de fuga

Na publicação partilhada na sua página da dark web durante o fim de semana, os cibercriminosos do ShinyHunters alegam ter acedido a dados sensíveis de múltiplos departamentos do Conselho da Europa. Entre os ficheiros roubados encontram-se mais de 409 mil recibos de vencimento pertencentes a mais de 10 mil funcionários, abrangendo o período entre 2011 e 2026. A lista detalhada inclui ainda cerca de 3700 processos de pessoal interno e mais de 14 mil currículos.

Os dados comprometidos expõem uma vasta gama de informações pessoais e financeiras, tais como nomes completos, datas de nascimento, moradas residenciais, números de telefone, identificações de funcionários, salários, dados bancários, registos médicos e informações fiscais e de Segurança Social. O grupo criminoso emitiu um aviso final estipulando o dia 16 de junho de 2026 como prazo para que a organização entre em contacto, ameaçando divulgar todos os documentos e causar problemas digitais adicionais caso as exigências não sejam cumpridas.

Histórico de ataques à escala global

O grupo ShinyHunters possui um longo historial de ações desta natureza contra grandes infraestruturas globais. Ao longo do último ano, os atacantes reivindicaram invasões direcionadas a clientes da Salesforce, alegando o desvio de mais de 1,5 mil milhões de registos globais através de campanhas focadas nos sistemas Salesforce Aura e Salesloft Drift. Adicionalmente, o coletivo esteve associado a intrusões mediáticas que afetaram dezenas de clientes da Snowflake e outros fornecedores de integração de terceiros.

Mais recentemente, na semana passada, o grupo assumiu a responsabilidade por uma campanha de roubo de dados que afetou mais de 100 organizações, incluindo a Universidade de Nottingham. Este ataque específico foi executado através da exploração de uma vulnerabilidade de dia zero presente no ecossistema de software empresarial PeopleSoft da Oracle, demonstrando a capacidade técnica e o alcance global destas operações de extorsão.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech