1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Segundo um estudo apresentado pelo Universidade Católica e revelado pela Rádio Renascença, a taxa de pirataria em Portugal encontra-se nos 40%, perto da média da União Europeia.

De acordo com os dados revelados pela Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica de Lisboa, esta taxa representa uma perda de quase 193 milhões de euros no mercado nacional, anualmente.

O estudo revela ainda que, com apenas uma redução de 10% na taxa em quatro anos, a receita fiscal aumentaria 320 milhões de euros, o PIB subiria mais mil milhões de euros e seriam criados 4200 novos postos de trabalho. 
O coordenador deste estudo, Ricardo Ferreira Reis, revelou à rádio que "é inegável que estejamos numa situação económica pior do que a Itália e temos uma taxa de pirataria incomparavelmente mais baixa. Eles estão com 48% e nós com 40%. Mas temos um longo caminho à frente".

Para a coordenadora, a diminuição da pirataria só é possível reunindo diversos factores: "Passa pela Educação - a relação forte entre bons resultados académicos e baixas taxas de pirataria - o factor de desenvolvimento de rendimento; o de abertura tecnologia; e a Justiça. Juntando estes 4 aspectos o mais provável é que a taxa de pirataria venha a diminuir".

Por sua vez, Luis Sousa, presidente da Assoft – Associação de Empresas de Software – revelou à rádio que “a luta contra a pirataria é uma maneira de estimular a economia, ou seja, deve ser encarada como uma das formas de combater a crise e o desemprego. Este estudo dá-nos muitas pistas para encontrarmos formas de actuação conjuntas”. 

Também João Prieto, presidente do Conselho de Administração da Priberam, afirma que “este estudo é de grande relevância e oportunidade, em particular no contexto económico que vivemos em Portugal, no qual a inovação e a exportação são fundamentais. Para inovar é preciso investir continuamente e para que isso seja possível tem de existir retorno".

Eu estava a ouvir a Rádio na altura da noticia(afinal do estagio, quando não há nada para fazer é, PC e Rádio Razz).
E a minha opinião é simples:

- Não usem a Pirataria como desculpa para o estado do país!

Sem duvida... Não é a pirataria que colocou o pais nesta situação. Razz

Mas não à como negar que esta também influencia e isso penso que todos concordamos. Smile
Afinal, se descarregamos algo pago de forma gratuita, alguém acaba por sair prejudicado.

Off: BTW, bom estágio. Smile

Gostava de saber qual a taxa de pirataria da Alemanha, Não deve fugir muito da taxa de Portugal(ou se calhar, superior) e não esta tão má quanto isso.

Off-Tópic: Obrigado,

E a de França...
Com a "lei dos três avisos" acredito que tenha reduzido consideravelmente a pirataria.

Mas sem duvida que a pirataria, por si só, não é uma "desculpa" para uma crise nacional.

O problema nesses estudos é mesmo eles contarem cada download ilegal/pirata como dinheiro que iria entrar para o individuo/empresa do produto, mas não porque grande parte das pessoas se não tivessem a hipótese, iriam procurar muito mais software gratuito e prescindir de gastos as vezes desnecessários.

off-tópic: Andar por aqui em estágio é mesmo um "must" Razz

Não sei em que formato foi realizado o estudo, mas contarem cada download penso que é um pouco complicado... Razz

aaadrien escreveu:O problema nesses estudos é mesmo eles contarem cada download ilegal/pirata como dinheiro que iria entrar para o individuo/empresa do produto, mas não porque grande parte das pessoas se não tivessem a hipótese, iriam procurar muito mais software gratuito e prescindir de gastos as vezes desnecessários.

off-tópic: Andar por aqui em estágio é mesmo um "must" Razz

Concordo plenamente.

Acabar com a pirataria não implica directamente que iríamos adquirir softwares pagos.
Mas sim que muitos do softwares gratuitos iriam evoluir.

Off-Tópic: Podes querer ^^, btw Já tenho o acrílico e o tempo esta a apertar :s

Se nao fosse os downloads de filmes, series e musicas neste momento eu estaria na burrice, eu ja vi tantos filmes na minha vida atraves da net e com esses filmes muita coisa mudou na minha vida, comecei a ter outras ideias, podem nao acreditar mas eh pura verdade.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech