1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos

Hank Green

O conhecido criador de conteúdos e romancista Hank Green, que conta com 3,2 milhões de subscritores no YouTube, emitiu um pedido de desculpas à sua audiência devido ao uso crescente de chatbots nos seus processos criativos. Conforme o vídeo publicado no YouTube, o influenciador assumiu as suas ações após a comunidade levantar suspeitas sobre uma anomalia num conteúdo recente.

O erro que originou a polémica

Tudo começou durante um vídeo publicado no canal educativo Complexly, onde Green utilizou de forma incongruente a expressão "agradeço a oposição". Esta falha levou os espetadores a especular que o guião teria sido escrito com recurso a ferramentas generativas, integrando acidentalmente uma resposta padrão do sistema a um dos comandos do criador.

Numa publicação na rede social X, entretanto apagada, o comediante admitiu ter produzido o formato "sob uma enorme pressão", recorrendo ao ChatGPT para realizar "pesquisa sobre este guião". Na mesma declaração, o autor defendeu que a frase em causa constituía apenas uma resposta ao convidado do episódio.

A justificação prolongou-se mais tarde para o Reddit, onde Hank Green partilhou uma mensagem mais aprofundada. O criador expressou estar "mortificado" por ter "desiludido tantas pessoas" e sublinhou que a tecnologia serviu unicamente para "localizar artigos e outros recursos para aprender sobre os tópicos", garantindo que as palavras e as opiniões presentes no texto final continuam a ser da sua autoria. Ainda assim, reconheceu a validade das críticas apontadas por se estar a "diluir".

O peso da tecnologia e o regresso às origens

Sem se considerar um "odiador puro de IA", o youtuber listou várias preocupações sobre estas ferramentas, destacando o impacto nas alterações climáticas e "a velocidade com que estas empresas estão a tentar consolidar o poder económico". O foco da sua reflexão centrou-se no impacto psicológico do ritmo de trabalho atual.

"Em última análise, o que mais me assusta é arruinar-me para as pessoas, mas não tenho gerido bem os meus impulsos", explicou o criador na sua mensagem. "Precisam de saber que as minhas palavras são minhas. Não creio que isso não tenha sido verdade, mas tenho andado tão depressa que o meu próprio processo não é de facto claro para mim e quero que isso seja uma garantia daqui para a frente."

Para concretizar esta nova abordagem, Green confirmou que vai reduzir a frequência de publicações nos seus vários canais. O plano passa por privilegiar formatos mais meditativos, à semelhança de um vídeo recente "onde a escrita era tudo e eu senti-a até ao fundo", ou investir em abordagens mais simples com os seus "pensamentos estúpidos não guionados diretamente para a câmara".

O romancista rematou o pedido de desculpas assumindo o cansaço causado pelo ambiente digital intenso: "Mas, acima de tudo, preciso de aceitar o facto de que o nível de dopamina que tenho recebido por interagir com LLMs... ao fazer mais e mais e mais e mais... não é saudável para mim nem bom para o mundo. É descuidado e desligou-me de onde as pessoas estão em relação a isto."

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech