Segundo a mensagem publicada no blog oficial da Google, a empresa irá implementar no sistema do Gmail alertas sobre possíveis ataques realizados a conta de um utilizador com o apoio de unidades governamentais.
Eric Grosse, vice-presidente de Security Engineering da Google, citado pelo jornal SOL refere que «se vir este alerta não significa necessariamente que a sua conta tenha sido roubada. Apenas significa que acreditamos que pode estar a ser alvo, de phishing ou malware, por exemplo, e que deve tomar medidas imediatas para garantir a segurança da sua conta».
O executivo sublinha ainda a importância de utilizar passwords seguras e manter um software de segurança actualizado no computador. Apesar de não puderem ser reveladas informações sobre o funcionamento do sistema, Grosse sublinha que «a nossa análise detalhada, assim como os relatórios das vítimas, sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos apoiados por estados».
Este sistema será, sobretudo, destinado a jornalistas e activistas dos direitos humanos que utilizem o gmail como sistema de email.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!