1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Android envia dados para a Google 40 vezes por hora
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Android envia dados para a Google 40 vezes por hora em Qua 22 Ago 2018 - 17:28

DJPRMF

Android e Google

Que a Google recolhe bastantes dados dos utilizadores não é novidade, mas um recente estudo realizado pelo professor Douglas Schmidt, da Vanderbilt University, demonstra exatamente a quantidade de informação que é enviada.

Apelidado de “Google Data Collection”, o estudo analisou os padrões de envios de dados para os servidores da Google, sendo que se confirmou um valor dez vezes superior ao que se regista em equipamentos da Apple – estando os dispositivos em standby.

Segundo o estudo, os smartphones Android enviam dados para os servidores da Google pelo menos 40 vezes por hora. Este resultado também surge numa altura em que a empresa se encontra envolvida em algumas noticias negativas, depois de ter sido descoberto que a recolha de dados de localização é realizada mesmo que esta funcionalidade esteja desligada.

dados do estudo sobre envio de dados android

Em mais detalhe, o estudo comprovou que mantendo o Chrome em segundo plano, são enviados mais de 900 amostras de dados para diversos servidores da Google. Desse valor, cerca de 35% (ou 14 amostras por hora) são dados relativos à localização.

Domínios e outras informações estatísticas relacionadas com publicidade representam 3% dos dados enviados no mesmo período, o que se deve sobretudo ao fato de o teste ter sido realizado com os equipamentos em standby apenas.

Os restantes 62% dos dados enviados dizem respeito a requisições da Play Store, upload de relatórios de falhas e outras informações associadas com serviços do Android. De relembrar que todos estes dados são recolhidos pela Google para manter um perfil dos utilizadores e poder apresentar algumas informações relacionadas com os mesmos. Por exemplo, através dos dados de localização é possível determinar se o utilizador se encontra num carro ou a andar.

Comparativamente aos iPhones, o número de envio de dados respeitantes à localização é até 50 vezes superior – comparando também com o navegador padrão da Apple. Isto deve-se em parte ao facto que o Safari não envia nenhuma informação a não ser que esteja a ser utilizado diretamente.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech