1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Novo ransomware usa Modo de Segurança do Windows para contornar antivírus
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Novo ransomware usa Modo de Segurança do Windows para contornar antivírus em Qui 23 Dez 2021 - 21:45

DJPRMF

ransomware ataque

Os criadores de ransomware encontram-se sempre a tentar descobrir novas formas de infetarem os sistemas dos utilizadores, e sobretudo de realizarem este processo sem serem detetados.

E recentemente, os responsáveis pelo ransomware AvosLocker começaram a aplicar uma técnica algo engenhosa para tal. Invés de o ransomware tentar levar a cabo as suas atividades em ambiente regular do Windows, onde pode existir software de segurança que intercete o mesmo, o malware usa invés disso o Modo de Segurança do sistema.

De acordo com a empresa de segurança SophosLabs, o malware foi recentemente atualizado para que, quando instalado num sistema Windows, comece por reiniciar o sistema para o Modo de Segurança do mesmo. O motivo?

A maioria dos softwares de segurança estão completamente desativados no Modo de Segurança, o que permite assim que o ransomware atue praticamente sem problemas.

Na verdade, o grupo responsável pelo ransomware pensou até nas situações onde o sistema não permita executar o malware. Quando reinicia em modo de segurança, o malware procede com a execução de um conjunto de scripts que, efetivamente, iniciam a encriptação dos ficheiros. Mas caso seja verificado que este script não foi executado, o malware pode ativar uma sessão do programa AnyDesk, dando controlo remoto aos atacantes para procederem com a infeção.

De notar que o uso do Modo de Segurança para contornar software de segurança não é algo novo de se ver em ransomware. Na verdade, o REvil, BlackMatter e Snatch também utilizavam uma forma similar de funcionamento em algumas das suas gerações.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech