1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Grupo Impresa divulga mais detalhes sobre ataque informático
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Grupo Impresa divulga mais detalhes sobre ataque informático em Qua 5 Jan 2022 - 20:38

DJPRMF

Grupo Impresa ataque hacker

No passado dia 2 de Janeiro, um grupo de atacantes colocou os sistemas do Grupo IMPRESA em baixo, acedendo aos mesmos e aplicando um suposto ataque de ransomware sobre os mesmos. Na mensagem dos sites era referido que, caso o pagamento não fosse realizado, os dados roubados dos sistemas iriam tornar-se públicos.

O ataque afetou sobretudo as plataformas da EXPRESSO, SIC e a BLITZ, bem como os sites da Opto, ADVNCE e Olhares. Depois de vários dias de investigações, e de os sites da SIC Notícias e Expresso terem sido refeitos em locais temporários, agora a entidade deixa um comunicado mais detalhado sobre o incidente.

Segundo o mesmo, a entidade terá procedido com uma queixa-crime junto das autoridades “pela prática de crimes de Terrorismo, Dano Relativo a Programas ou Outros Dados Informáticos, Sabotagem Informática, Acesso Ilegítimo, Acesso Indevido, Desvio de Dados e Destruição de Dados”, ao qual se junta ainda a informação à Comissão Nacional de Proteção de Dados e Comissão de Mercados e Valores Mobiliários.

Segundo a entidade, os atacantes não terão pedido qualquer resgate para a recuperação dos dados, sendo que esta afirma ter afetado a rede interna da entidade, bem como as plataformas cloud da empresa na Amazon.

O comunicado informa ainda que, para os assinantes da Expresso ou do serviço Opto, os atacantes poderão ter acedido a dados pessoais, nomeadamente o nome, email e número de telefone. A entidade aconselha a que não sejam abertos links desconhecidos que possam ser enviados usando esta informação – nomeadamente por intermédio de SMS, como ocorreu durante a averiguação do ataque pelo grupo.

Além disso, a entidade afirma que as senhas dos utilizadores não terão sido acedidas, bem como os dados de pagamento de cartões de crédito.

Por fim, a entidade afirma que não foram eliminados dados dos utilizadores e subscritores da plataforma, sendo que se encontra a ser feita a recuperação dos mesmos a partir de cópias de segurança. Durante os próximos dias deverão ser reveladas mais informações focadas para os assinantes da Expresso e do serviço Opto.

De momento os sites da Expresso, Sic Noticias e Sic já se encontram novamente acessíveis - ainda que de forma temporária - mas ainda existem plataformas indisponíveis, como o site principal do grupo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech