1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Grupo de imprensa do Canadá processa OpenAI por violação de direitos de autor
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Grupo de imprensa do Canadá processa OpenAI por violação de direitos de autor em Sáb 30 Nov 2024 - 12:45

DJPRMF

Chat de IA

Uma coligação de entidades de notícias no Canadá encontra-se a avançar com um processo nos tribunais contra a OpenAI, por alegadamente a empresa ter violado os direitos de autor com a ferramenta do ChatGPT.

As entidades acusam a OpenAI de lucrar com o trabalho realizado pelas entidades, sem autorização, via o ChatGPT, recolhendo a informação para treino dos seus modelos de IA. O grupo integra nomes como o CBC/Radio-Canada, Postmedia, Metroland, Toronto Star, Globe and Mail e a The Canadian Press, entre outros.

Estas entidades pretendem agora que a OpenAI seja punida pelas suas atividades e pelos danos causados às mesmas, bem como o pagamento de todos os lucros que foram originados pelo ChatGPT derivado dos trabalhos das mesmas. Estas pretendem ainda a garantia que o ChatGPT não irá recolher mais informação para o treino dos modelos de IA.

Em comunicado, o grupo afirma que “A OpenAI viola regularmente os direitos de autor e os termos de utilização online ao recolher grandes quantidades de conteúdo dos media canadianos para ajudar a desenvolver os seus produtos, como o ChatGPT”. É ainda referido que “A OpenAI está a capitalizar e a lucrar com a utilização deste conteúdo, sem obter permissão ou compensar os proprietários do conteúdo.”

Em resposta a estas acusações, a OpenAI afirma que possui meios para as entidades removerem conteúdo usado para treino dos modelos de IA, bem como aplicarem medidas para bloquear o acesso dos bots aos mesmos. Existem ainda indicações das várias parcerias realizadas entre a OpenAI e várias empresas de notícias, de forma a usar a informação num formato justo para todos.

“Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo confiam no ChatGPT para melhorar as suas vidas diárias, inspirar criatividade e resolver problemas difíceis”, escreveu um porta-voz da OpenAI. “Os nossos modelos são formados em dados disponíveis publicamente, baseados no uso justo e nos princípios internacionais de direitos de autor relacionados que são justos para os criadores e apoiam a inovação. Colaboramos estreitamente com os editores de notícias, incluindo na exibição, atribuição e ligações para o seu conteúdo na pesquisa ChatGPT, e oferecemos-lhes formas fáceis de cancelar, caso assim o desejem.”

Foram ainda deixadas críticas ao novo sistema de pesquisa do ChatGPT, o SearchGPT, que a OpenAI lançou recentemente. As entidades acusam a empresa de usar este sistema como forma de recolher ainda mais informação para treino dos modelos de IA, porém, a OpenAI afirma que o SearchGPT não usa a informação recolhida para treino do ChatGPT.

Esta é apenas a mais recente entidade a voltar-se contra a OpenAI, alegando uma recolha massiva de informação, sem autorização, para o treino dos seus modelos de IA no final.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech