1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Litoral Alentejano: NOS acelera futuro digital com 6M€ em fibra, 5G e smart homes
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Litoral Alentejano: NOS acelera futuro digital com 6M€ em fibra, 5G e smart homes em Ter 27 maio 2025 - 19:48

DJPRMF

Logo da NOS com mapa de Portugal e bandeira nacional

A região do Litoral Alentejano tem sido palco de um crescimento acelerado e, para responder aos desafios inerentes, a NOS, operadora de telecomunicações portuguesa, tem vindo a realizar uma significativa transformação nas suas infraestruturas. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu mais de seis milhões de euros no robustecimento das suas redes de fibra ótica, estações base 5G e em tecnologias de segurança e soluções inteligentes, reunindo recentemente os principais promotores imobiliários da região para apresentar estes avanços.

Expansão da fibra ótica leva alta velocidade a mais zonas e estreia em novas paragens

Durante este período de quatro anos, a NOS duplicou o número de habitações com acesso à sua rede de fibra ótica. Foram instalados dezenas de milhares de quilómetros de cabo, resultando numa cobertura que ultrapassa agora os 90% do total de casas na região. Uma novidade importante é a chegada da fibra, pela primeira vez, às localidades de Porto Covo, Cercal e Sonega, prevista já para o segundo trimestre deste ano, marcando um passo significativo na inclusão digital destas comunidades.

Rede móvel 5G reforçada para acompanhar o dinamismo regional

Paralelamente à expansão da rede fixa, a NOS também dedicou esforços consideráveis à sua infraestrutura móvel. A capacidade da rede móvel foi incrementada em cerca de 150%, e o número de sites móveis aumentou em mais de 30%. Todas estas estações foram atualizadas com tecnologia 5G, assegurando que a conectividade móvel de última geração acompanha o desenvolvimento e as necessidades crescentes do Litoral Alentejano.

Daniel Beato, Administrador da NOS, destacou o compromisso da empresa: “A zona do litoral alentejano é claramente uma região em expansão e queremos ajudar a promover o desenvolvimento desta zona, contribuindo para a solução no que respeita às telecomunicações. Queremos ser uma parte ativa da transformação digital e tecnológica, capacitando as pessoas e empresas locais com recursos que promovam o seu desenvolvimento e progresso.” Beato reforçou ainda que o investimento vai continuar, posicionando a NOS “como um parceiro tecnológico da região, o que irá permitir aos principais promotores imobiliários que investem na região usufruir de serviços de ponta para gestão da operação e garantir condições excelentes aos seus clientes.”

NOS e promotores imobiliários: uma parceria para o futuro tecnológico da região

Reconhecendo o vasto potencial de desenvolvimento do Litoral Alentejano, a NOS organizou esta semana um evento que juntou alguns dos mais proeminentes promotores com investimentos na área. Nesta sessão, a operadora partilhou os detalhes dos investimentos realizados, que já abrangem uma porção considerável dos projetos imobiliários existentes ou em desenvolvimento. Foram também apresentadas as principais ofertas de conectividade e entretenimento para o segmento residencial, soluções empresariais de conetividade e cloud para os promotores, e a solução de casas inteligentes e conectadas NOS Smart Home.

O futuro são casas inteligentes e conectadas também no Alentejo

Diogo Serras Pereira, Diretor da NOS, revelou a visão estratégica da empresa para a região: “A NOS identificou 35 projetos imobiliários em curso de Troia a Porto Covo, com os quais queremos promover uma relação de parceria, já com garantia de fibra na zona.” O objetivo, segundo o diretor, é “ter todos os projetos (atuais e futuros) mapeados para planear e assegurar às populações e empresas locais ligações de qualidade desde o primeiro momento.”

Esta abordagem visa não só melhorar as telecomunicações na zona, facilitando o estabelecimento de novos empreendimentos, mas também promover a eficiência energética e a segurança. “Queremos também contribuir para que as novas casas no Litoral Alentejano sejam mais eficientes do ponto de vista energético, seguras e convenientes, oferecendo soluções de qualidade como a NOS Smart Home, que potencia uma utilização sustentável alinhada com os princípios da região e dos projetos que lá nascem,” concluiu Diogo Serras Pereira.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech