1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft Defender agora bloqueia estes ataques de forma automática
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft Defender agora bloqueia estes ataques de forma automática em Seg 30 Jun 2025 - 19:08

DJPRMF

Microsoft Defender

A Microsoft anunciou uma importante atualização para a sua suite de segurança na nuvem, o Defender for Office 365, que passa a detetar e bloquear automaticamente os ataques de "email bombing". Esta nova capacidade visa proteger as organizações de uma tática cada vez mais comum e disruptiva.

Para quem não se recorda, o Defender for Office 365 é a evolução do que antes era conhecido como Office 365 Advanced Threat Protection (ATP), uma ferramenta essencial para empresas que lidam com ameaças sofisticadas através de email, links e outras ferramentas de colaboração.

O que é o "email bombing" e porque é perigoso?

O "email bombing", ou bombardeamento de emails, é uma forma de ataque em que os cibercriminosos inundam a caixa de correio de uma vítima com milhares ou dezenas de milhares de mensagens num curto espaço de tempo. Frequentemente, fazem-no ao subscrever o endereço da vítima em inúmeras newsletters ou utilizando serviços dedicados para o envio massivo de emails.

O objetivo final raramente é apenas irritar. Na maioria dos casos, esta tática serve para sobrecarregar os sistemas de segurança e, mais importante, para ocultar emails críticos – como alertas de segurança, redefinições de palavras-passe ou notificações financeiras – no meio de um dilúvio de lixo eletrónico. Funciona como uma cortina de fumo para atividades mais nefastas, como esquemas de engenharia social, ataques de malware ou ransomware que podem levar à exfiltração de dados sensíveis.

Proteção automática e sem complicações no Defender

Para combater esta ameaça, a nova funcionalidade "Mail Bombing" no Microsoft Defender for Office 365 irá identificar e neutralizar estes ataques de forma autónoma. As mensagens detetadas como parte de uma campanha de bombardeamento serão automaticamente enviadas para a pasta de Lixo Eletrónico (Junk).

"Estamos a introduzir uma nova capacidade de deteção no Microsoft Defender for Office 365 para ajudar a proteger a sua organização de uma ameaça crescente conhecida como 'email bombing'", explica a gigante de Redmond numa atualização no centro de mensagens do Microsoft 365.

A implementação desta funcionalidade começou no final de junho de 2025, prevendo-se que chegue a todas as organizações até ao final de julho. A melhor parte é que virá ativada por defeito, não exigindo qualquer configuração manual por parte dos administradores de sistemas. Para os analistas de segurança, a nova deteção já está visível em ferramentas como o Threat Explorer e o Advanced Hunting.

Uma tática popular entre grupos de cibercrime

O bombardeamento de emails tem sido uma arma de eleição para vários grupos de cibercrime e ransomware há mais de um ano. O grupo BlackBasta foi pioneiro na utilização desta tática para distrair as suas vítimas momentos antes de lançar os seus ataques principais.

O seu modus operandi incluía o bombardeamento de emails seguido de chamadas de voz (vishing), nas quais os atacantes se faziam passar pelo suporte de TI da empresa. O objetivo era convencer os funcionários, já sobrecarregados com os emails, a conceder acesso remoto aos seus dispositivos através de ferramentas como o AnyDesk ou o Assistência Rápida do próprio Windows. Uma vez lá dentro, o caminho ficava livre para instalar malware e mover-se lateralmente na rede até ao lançamento do ransomware.

Mais recentemente, a tática foi adotada por um afiliado do ransomware 3AM e por cibercriminosos ligados ao conhecido grupo FIN7, que também se fazem passar por suporte técnico para roubar credenciais e obter acesso remoto aos sistemas das empresas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech