1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple, Visa e Mastercard escapam a processo sobre pagamentos móveis
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple, Visa e Mastercard escapam a processo sobre pagamentos móveis em Qui 10 Jul 2025 - 23:12

DJPRMF

Apple Pay

A Apple, a Visa e a Mastercard conseguiram ver um processo judicial, que alegava um conluio entre as empresas para manter o controlo dos serviços de pagamento em pontos de venda, ser arquivado. Segundo a agência Reuters, a ação foi indeferida por falta de provas.

O processo original de 2023, apresentado pela retalhista de bebidas Mirage Wine and Spirits, acusava a Apple de aceitar, na prática, subornos para não desenvolver a sua própria rede de pagamentos aberta e para não disponibilizar a funcionalidade "tap to pay" baseada em NFC do iPhone a concorrentes.

As acusações de conluio e os pagamentos

A queixa de 2023 afirmava que tanto a Mastercard como a Visa pagavam à Apple para manter a sua relação de longa data e o seu domínio no mercado. Segundo o processo, a fabricante do iPhone recebia "15 pontos base (ou seja, 0,15%) sobre o valor de todas as transações de crédito nos EUA e 0,5 cêntimos (0,005 dólares) em todas as transações de débito nos EUA".

A relutância da Apple em abrir o sistema de pagamentos por aproximação NFC a programadores de terceiros era, supostamente, outra forma de a empresa proteger a posição da Mastercard e da Visa, permitindo-lhes aumentar as taxas.

A relação da Apple com as duas gigantes financeiras é profunda e antiga. O cartão Apple Cash na Apple Wallet é um Visa, e o cartão de crédito Apple Card é um Mastercard. Um artigo do The New York Times de 2014 já relatava que a Mastercard, a Visa e a American Express estiveram envolvidas no desenvolvimento original do Apple Pay.

Falta de provas dita o fim (por agora)

Apesar das alegações, o juiz responsável pelo caso considerou que não havia provas suficientes de que a Apple alguma vez tenha planeado oferecer a sua própria rede de pagamentos. Descreveu as alegações como "uma série de acusações circunstanciais", de acordo com a Reuters.

No entanto, o juiz deixou a porta aberta para que o processo possa ser alterado e reapresentado no futuro, o que significa que este capítulo pode ainda não estar totalmente encerrado.

Uma mudança impulsionada pela Europa

Curiosamente, desde 2023, a Apple realizou uma das mudanças significativas que o processo judicial pretendia forçar. Em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, a Apple abriu o acesso ao NFC para transações de pagamento por aproximação a qualquer programador que construa o seu próprio sistema de pagamentos sem contacto, seja na Europa, nos EUA ou no Reino Unido.

Esta alteração mostra que, embora a Apple tenha vencido a batalha legal nos EUA, a pressão regulatória de outras regiões está a forçar a empresa a adotar uma postura mais aberta, independentemente dos resultados nos tribunais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech