1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » OpenAI adia o seu aguardado modelo open-source por tempo indeterminado
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

OpenAI adia o seu aguardado modelo open-source por tempo indeterminado em Sáb 12 Jul 2025 - 10:23

DJPRMF

OpenAI com pessoa a atrasar relógio

A OpenAI, a empresa por trás do popular ChatGPT, anunciou um novo adiamento para o lançamento do seu modelo de inteligência artificial de código aberto. O lançamento, que já tinha sido adiado por um mês e estava previsto para a próxima semana, foi agora suspenso indefinidamente para a realização de mais testes de segurança.

Este é um dos eventos de IA mais aguardados do verão, a par do esperado lançamento do GPT-5.

O que diz a OpenAI?

O anúncio foi feito pelo CEO, Sam Altman, que justificou a decisão com a necessidade de garantir a robustez e segurança do modelo antes de o entregar à comunidade.

“Precisamos de tempo para realizar testes de segurança adicionais e rever áreas de alto risco. Ainda não temos a certeza de quanto tempo isto nos levará”, afirmou Altman numa publicação na rede social X. O CEO acrescentou ainda: “Embora confiemos que a comunidade irá construir coisas fantásticas com este modelo, uma vez que os pesos são libertados, não podem ser revertidos. Isto é novo para nós e queremos fazer as coisas bem feitas.”

mensagem de Sam Altman

Aidan Clark, vice-presidente de pesquisa da OpenAI e líder da equipa do modelo open-source, reforçou a ideia, afirmando que "a fasquia para um modelo de código aberto é alta e pensamos que precisamos de mais algum tempo para garantir que estamos a lançar um modelo do qual nos orgulhamos em todos os eixos".

Um balde de água fria para a comunidade

O adiamento significa que os programadores terão de esperar mais tempo para experimentar o primeiro modelo de código aberto que a OpenAI lança em vários anos. Ao contrário do GPT-5, este modelo seria disponibilizado para que qualquer pessoa o pudesse descarregar e executar localmente, com capacidades de raciocínio semelhantes às da série "o" de modelos da empresa.

Com este lançamento, a OpenAI pretendia demonstrar que continua a ser o laboratório de IA líder em Silicon Valley, uma tarefa cada vez mais difícil à medida que rivais como a xAI, Google DeepMind e Anthropic investem milhares de milhões nos seus próprios projetos.

A concorrência não dorme

Enquanto a OpenAI pisa no travão, o ecossistema de modelos de IA de código aberto continua a aquecer. Na mesma sexta-feira, a startup chinesa de IA Moonshot AI lançou o Kimi K2, um modelo de código aberto com um trilião de parâmetros que, segundo a empresa, supera o GPT-4.1 da OpenAI em várias métricas de programação.

Em junho, quando anunciou o primeiro adiamento, Altman referiu que a empresa tinha alcançado algo "inesperado e bastante incrível", sem nunca detalhar o que seria. Havia ainda a possibilidade, segundo reportado anteriormente, de que o modelo de código aberto se pudesse conectar aos modelos da empresa alojados na cloud para responder a questões mais complexas, mas não é claro se estas funcionalidades chegarão à versão final.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech