1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Android: atualização de segurança de agosto corrige falhas graves já sob ataque
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Android: atualização de segurança de agosto corrige falhas graves já sob ataque em Ter 5 Ago 2025 - 15:06

DJPRMF

Android em cima de smartphone com ecrã vermelho partido

A Google lançou a atualização de segurança de agosto de 2025 para o Android, corrigindo um total de seis vulnerabilidades. O destaque vai para duas falhas em componentes da Qualcomm que já estavam a ser exploradas ativamente por atacantes em ciberataques direcionados.

As falhas de segurança exploradas ativamente

As duas vulnerabilidades mais preocupantes, identificadas como CVE-2025-21479 e CVE-2025-27038, foram reportadas à equipa de segurança do Android no final de janeiro de 2025.

A primeira falha (CVE-2025-21479) é uma vulnerabilidade de autorização incorreta na estrutura gráfica. Em termos simples, permite que uma sequência específica de comandos leve à corrupção da memória através da execução de um comando não autorizado no micronúcleo da GPU.

A segunda (CVE-2025-27038) é uma vulnerabilidade do tipo "use-after-free", que provoca a corrupção de memória durante a renderização de gráficos com os drivers da GPU Adreno no navegador Chrome.

A cronologia da resposta

Apesar de a Google estar a lançar a correção pública agora, a Qualcomm, a gigante de tecnologia sem fios, já tinha disponibilizado as correções aos fabricantes de equipamento original (OEMs) em maio. Na altura, a empresa emitiu um forte alerta, indicando que o Grupo de Análise de Ameaças da Google tinha encontrado provas de que estas falhas poderiam estar "sob exploração limitada e direcionada".

Reforçando a gravidade da situação, a agência de cibersegurança norte-americana, CISA, adicionou as duas vulnerabilidades ao seu catálogo de falhas ativamente exploradas no dia 3 de junho, ordenando que as agências federais protegessem os seus dispositivos até ao dia 24 do mesmo mês.

Mais correções críticas na atualização de agosto

Para além das falhas da Qualcomm, a atualização deste mês corrige também uma vulnerabilidade de segurança crítica no componente "System" do Android. Atacantes sem privilégios poderiam explorar esta falha para conseguir a execução remota de código, desde que a encadeassem com outras vulnerabilidades, num tipo de ataque que não exige qualquer interação por parte do utilizador.

A Google disponibilizou dois níveis de patch de segurança: o 2025-08-01 e o 2025-08-05. O segundo é o mais completo, englobando todas as correções do primeiro e adicionando patches para componentes de código fechado de terceiros e do kernel, que podem não se aplicar a todos os dispositivos Android.

Quando vou receber a atualização?

Como é habitual, os dispositivos Google Pixel recebem as atualizações de forma imediata. No entanto, os utilizadores de outras marcas terão de aguardar que os respetivos fabricantes testem e adaptem as correções para as suas configurações de hardware específicas, um processo que pode demorar algum tempo.

Este cenário não é novo. Em março, a Google já tinha corrigido duas vulnerabilidades "zero-day" exploradas pelas autoridades sérvias para desbloquear dispositivos Android confiscados. Em novembro passado, a empresa abordou outra falha (CVE-2024-43047) usada pelo mesmo governo em ataques de spyware NoviSpy.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech