
Uma das razões pelas quais a comunidade de PC adora os processadores da AMD é o contínuo suporte a plataformas mais antigas. A AM4, lançada em 2016, é o exemplo perfeito desta longevidade, continuando a receber novos processadores que, apesar da ausência de um caminho de atualização para novas gerações, continuam a ser uma excelente opção para builds económicas. Infelizmente, parece que uma das melhores ofertas para esta plataforma chegou ao fim da linha.
De acordo com uma nova notícia avançada pelo site Tweakers.net, a AMD terá cessado a produção do Ryzen 7 5700X3D. Este processador de oito núcleos era, essencialmente, uma versão com clocks mais baixos do mais caro Ryzen 7 5800X3D, atingindo um boost de 4.1GHz e equipado com uns impressionantes 96MB de cache L3, graças à tecnologia 3D V-Cache que tanto beneficia os jogos.
Um processador que acertou em cheio no mercado
O Ryzen 7 5700X3D conquistou uma excelente reputação entre os jogadores devido a um preço significativamente mais baixo, maior disponibilidade e um desempenho fantástico em jogos, que muitas vezes superava a concorrência. Ao contrário dos chips 3D V-Cache mais recentes, os modelos originais para AM4 não suportam overclocking para garantir a estabilidade da cache, o que significa que os utilizadores tinham de se contentar com as velocidades de fábrica.
Ainda assim, este modelo tornou-se a escolha ideal para muitos. O mais acessível Ryzen 5 5600X3D foi um exclusivo da loja Micro Center nos Estados Unidos, o novo Ryzen 5 5500X3D está limitado à América Latina, e o Ryzen 7 5800X3D custava cerca de 100 dólares a mais. O Ryzen 7 5700X3D posicionou-se, assim, como o ponto de equilíbrio perfeito para quem procurava um excelente desempenho em gaming sem ter de investir nas mais caras plataformas Ryzen 7000 ou 9000.
O fim de uma era para as builds económicas
Apesar de a AMD ser conhecida por manter os seus produtos no mercado durante muito tempo, parece que este não será o caso. O 5700X3D foi lançado há menos de dois anos, e a empresa já está a terminar a sua produção. O processador já se encontra esgotado nos principais retalhistas norte-americanos, como a Amazon, Newegg e Best Buy, um sinal claro do que está para vir a nível global.
O seu irmão mais velho, o Ryzen 7 5800X3D, também é cada vez mais raro de encontrar, deixando poucas opções para quem pretende montar um computador baseado em AM4 com a tecnologia 3D V-Cache. A única alternativa acabará por ser o mercado de usados, uma opção que acarreta sempre alguns riscos.