
Se tem planos para abastecer o seu veículo, o melhor é fazê-lo ainda durante o fim de semana. A segunda semana de setembro vai arrancar com um novo aumento no preço dos combustíveis, afetando tanto o gasóleo como a gasolina.
De acordo com as previsões avançadas pelo ACP, a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de setembro, o gasóleo simples deverá sofrer um agravamento de dois cêntimos por litro. Por sua vez, a gasolina simples 95 deverá ficar 1,5 cêntimos mais cara.
Com esta atualização, o preço médio do gasóleo simples deverá atingir os 1,567 € por litro, enquanto o da gasolina simples 95 subirá para 1,712 € por litro.
Contexto dos preços e medidas em vigor
É importante recordar que estes valores são uma média e podem variar nos diferentes postos de abastecimento do país, uma vez que os revendedores têm liberdade para ajustar as suas margens.
Os cálculos baseiam-se nos dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), referentes à passada quinta-feira, e já incluem os descontos aplicados pelas gasolineiras, assim como as medidas fiscais do Governo que se mantêm em vigor.
Estas medidas, que incidem principalmente sobre o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), resultam numa redução fiscal de 17,6 cêntimos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.