1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ciberataque à OesteCIM deixa serviços de 12 municípios indisponíveis
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ciberataque à OesteCIM deixa serviços de 12 municípios indisponíveis em Qui 20 Nov 2025 - 9:45

DJPRMF

hacker em computador

A infraestrutura tecnológica da administração local portuguesa sofreu um novo revés. A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) confirmou ter sido alvo de um ataque informático de origem criminosa, uma situação que obrigou à suspensão de várias plataformas digitais e está a condicionar o funcionamento dos serviços em diversos municípios da região.

O incidente, detetado no passado dia 16 de novembro, desencadeou uma resposta imediata por parte das autoridades para conter os danos e proteger a integridade dos dados.

Serviços suspensos por precaução

De acordo com a informação divulgada, a intrusão nos sistemas da OesteCIM levou à indisponibilidade de vários serviços online. Paulo Simões, secretário executivo da entidade, confirmou que se tratou de um "cibercrime" e que, como medida preventiva de segurança, foi necessário desligar diversas plataformas digitais.

Ainda que a extensão total dos danos esteja sob avaliação, a entidade alerta que esta disrupção na infraestrutura tecnológica poderá ter um impacto direto na atividade de várias entidades, tanto públicas como privadas, que dependem destes sistemas para operar. A prioridade atual passa por garantir que a ameaça é contida antes de restabelecer a normalidade das operações.

Doze concelhos em alerta

A OesteCIM agrega 12 municípios, abrangendo os distritos de Leiria e Lisboa, e todos eles podem estar a sentir os efeitos desta paragem forçada. A lista de concelhos que integram esta comunidade inclui Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Para lidar com o incidente, foram ativados os protocolos de segurança previstos para este tipo de cenários. O processo de recuperação e investigação está a decorrer em estreita articulação com as autoridades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), entidade que monitoriza este tipo de ameaças em Portugal. A OesteCIM apelou à compreensão dos cidadãos e parceiros durante este período de instabilidade, enquanto as equipas técnicas trabalham para resolver a situação com a máxima brevidade possível.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech