1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Vodafone e Dillaz trazem uma mensagem forte sobre toxicidade online para este Natal
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vodafone e Dillaz trazem uma mensagem forte sobre toxicidade online para este Natal em Ter 2 Dez 2025 - 9:22

DJPRMF

Vodafone logo

Este ano, a tradicional campanha de Natal da Vodafone Portugal deixa de lado as luzes cintilantes convencionais para assumir um tom mais interventivo e socialmente consciente. Com a data de 2 de dezembro de 2025 a marcar o lançamento, a operadora aposta numa mensagem disruptiva protagonizada pelo artista português Dillaz, focada no combate à masculinidade tóxica e ao ódio nas redes sociais.

Numa era em que a tecnologia define as nossas interações, a campanha procura ser um "abre-olhos" para a violência contra as mulheres que, muitas vezes, começa ou é amplificada no mundo digital.

Um minuto basta para encontrar ódio

A premissa da campanha é alarmante, mas baseada na realidade atual: basta apenas um minuto online para que um utilizador seja exposto a conteúdos que promovem a masculinidade tóxica. O filme publicitário, lançado esta segunda-feira, utiliza a voz de Dillaz para expor frases e ideias que perpetuam estereótipos de género nocivos, apelando diretamente à reflexão e, acima de tudo, à mudança de comportamento.

O mote "partilha o que vale a pena e não alimentes o que não merece" serve como um apelo à responsabilidade individual de cada utilizador nas plataformas digitais. Leonor Garcia Marques, Diretora de Marca da Vodafone Portugal, sublinha que a marca não podia permanecer em silêncio num cenário onde os algoritmos tendem a amplificar preconceitos. "É nossa responsabilidade ter uma voz ativa na defesa da liberdade humana e promover uma postura mais crítica perante discursos de ódio que desumanizam as mulheres", afirma a responsável.

 

Cidadania DigitALL: Levar a segurança às escolas

Mais do que um anúncio de televisão, a iniciativa integra um esforço contínuo no terreno. A Fundação Vodafone uniu forças com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) no projeto "Cidadania DigitALL". O objetivo é claro: educar os mais jovens sobre comportamentos digitais seguros.

Desde o final do ano passado, este programa já chegou a mais de 10 mil estudantes em 100 agrupamentos de escolas de 45 municípios. As sessões abordam temas críticos como a misoginia, o cyberbullying, a dependência de ecrãs e a importância da masculinidade positiva.

Para os estabelecimentos de ensino que queiram fazer parte desta mudança, as inscrições para receber estas sessões educativas continuam abertas e podem ser efetuadas através do site oficial do Cidadania DigitALL.

Ferramentas para pais e educadores

Reconhecendo que a educação começa em casa e na sala de aula, a campanha de Natal estende-se também à disponibilização de recursos pedagógicos. A Vodafone criou uma página dedicada ao bem-estar digital, que será atualizada regularmente com conteúdos desenvolvidos em parceria com a APAV.

Estes materiais destinam-se a ajudar pais, professores e encarregados de educação a abordar temas complexos como a resiliência e a empatia no mundo online junto das gerações mais novas. Todos os recursos estão disponíveis para consulta na página de Bem-estar Digital da Vodafone.

A campanha conta com a criatividade da VML, produção da Made in Lx e realização de Miguel Mendes, prometendo marcar a quadra natalícia com uma mensagem que vai muito além das telecomunicações.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech