
Quando a Valve anunciou a sua consola portátil em 2021, um dos grandes atrativos era o preço acessível do modelo de entrada, fixado nos 399 dólares. Apesar de ter sofrido algumas atualizações ao longo do tempo, como a mudança do armazenamento eMMC de 64 GB para um SSD NVMe de 256 GB, este patamar de preço manteve-se como a porta de entrada para o ecossistema portátil da empresa. No entanto, a era do modelo mais económico chegou oficialmente ao fim.
O fim da linha para o modelo LCD
Quem visitar agora a página do produto irá encontrar um novo aviso. A informação, confirmada diretamente na loja da Steam, refere explicitamente: "Já não estamos a produzir o modelo Steam Deck LCD de 256 GB". A nota acrescenta ainda que, assim que o stock existente esgotar, o modelo deixará de estar disponível para venda.
Nos Estados Unidos, o aviso de rutura de stock já é uma realidade há algum tempo, com o modelo de 399 dólares a surgir como esgotado. Recentemente, este modelo tinha recebido um desconto que baixou o seu preço para os 320 dólares, uma medida que agora se percebe ter sido destinada a limpar as últimas unidades existentes nos armazéns da Valve.
Apesar do fim da produção, a Valve assegura que continuará a fornecer suporte para os modelos LCD no futuro. Além disso, unidades recondicionadas destes modelos poderão ainda surgir ocasionalmente na loja, sujeitas à disponibilidade.
OLED torna-se o novo padrão de entrada
Com esta descontinuação, a estrutura de preços e modelos da Steam Deck sofre uma alteração significativa. O modelo de entrada passa agora a ser a versão OLED de 512 GB, com um preço de 549 dólares.
Isto representa um aumento considerável no custo de entrada para quem deseja adquirir a consola, embora o hardware seja manifestamente superior. Como o nome indica, este modelo substitui o ecrã LCD original de 7 polegadas e 60 Hz por um painel OLED de 7,4 polegadas com uma taxa de atualização de 90 Hz. Outras melhorias incluem uma bateria maior de 50 Whr e suporte para Wi-Fi 6E. Para quem procura ainda mais armazenamento, a Valve mantém o modelo OLED de 1 TB por 649 dólares.
Futuro do hardware da Valve
Esta mudança na linha de produção acontece numa altura em que circulam rumores sobre novos dispositivos da empresa. Além das atualizações à consola portátil, existem indicações de que a Valve poderá estar a trabalhar no Steam Frame (um headset de realidade virtual), numa nova edição do seu comando e ainda numa nova Steam Machine, procurando oferecer uma experiência de consola "plug-and-play" para a sala de estar.
Por enquanto, para os jogadores que procuravam a opção mais económica para entrar no mundo do gaming portátil da Valve, as opções tornaram-se subitamente mais limitadas e dispendiosas.