A Google conseguiu sair vitoriosa na batalha judicial contra a Oracle, tendo o tribunal decretado que o Android não viola nenhuma política de “justa utilização” das API’s do Java da Oracle.
Como tinha vindo a ser noticiado nas últimas semanas, a Oracle e a Google tinham vindo a batalhar judicialmente sobre o Android. A Oracle reclamava que a Google tinha utilizado API’s do Java ilegalmente no sistema Android. No entanto, em resposta, a Google referia que apenas tinha utilizado API’s que se encontravam disponíveis publicamente e no formato open-source, o que agora se confirma.
Na base, a Oracle pretendia obter alguns dos ganhos do Android no mercado dos equipamentos móveis, tendo mesmo chegado a pedir indeminizações em torno dos 9 mil milhões de dólares.
No entanto, o juiz responsável pelo caso decretou que a Google não violou nenhuma lei ao utilizar as API’s do Java no sistema, sendo que as mesmas estariam disponíveis de forma aberta ao público em geral.
Em resposta, a Oracle já fez saber que irá recorrer da decisão, alegando que a empresa fez uso de tecnologias e códigos base do Java, tendo causado diversos danos monetários na mesma. Por sua vez, a Google refere que a vitória neste caso abrange não só o Android, mas também todos os utilizadores do Java e programadores que utilizam a tecnologia.
Via ArsTechnica
Nenhum comentário
Seja o primeiro!