De acordo com um questionário que alguns utilizadores do programa Windows Insider estão a receber, a versão Enterprise do sistema pode brevemente receber uma nova funcionalidade de “InPrivate Desktop”.
Esta funcionalidade iria permitir aos utilizadores criar um ambiente virtual dentro do sistema, o qual poderia ser utilizado para executar aplicações separadas do restante sistema. Desta forma, aplicações suspeitas ou com conteúdo maliciosos poderiam ser abertas num ambiente seguro, sem afetarem o funcionamento da versão regular do Windows.
Uma vez terminado o programa, este ambiente virtual seria automaticamente eliminado e todas as alterações feitas pelo programa desfeitas no sistema. Basicamente, trata-se de uma maquina virtual integrada no próprio Windows, que terá uma execução mais rápida do que criar um sistema virtual por inteiro.
Entre os requisitos para utilizar esta funcionalidade encontra-se a necessidade de possuir o Windows 10 Enterprise com um mínimo de 4GB de RAM, 5GB de armazenamento, 2 cores no CPU e a virtualização ativada na BIOS.
Até ao momento a Microsoft não confirmou o lançamento desta funcionalidade, mas deverá chegar primeiro aos utilizadores do programa Insider. Além disso, a mesma destina-se apenas à versão Enterprise do Windows 10, normalmente utilizada em grandes empresas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!