1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

instagram

 

Como tínhamos noticiado aqui no TugaTech, ao longo das últimas semanas várias contas do Instagram tem sido roubadas dos seus legítimos donos, numa tendência que tem vindo a aumentar consideravelmente.

 

É sempre importante manter boas práticas de segurança, para garantir que a sua conta do Instagram encontra-se livre de ataques e segura para impedir acesso de terceiros. Neste artigo iremos reforçar algumas das medidas de segurança que devem ser tomadas caso pretenda que a sua conta esteja o mais segura possível.

De relembrar que, mesmo que siga todas estas medidas, isso não previne que a conte seja totalmente impenetrável, mas será consideravelmente mais difícil de ser roubada.

 

1- Mantenha uma password segura

 

Se ainda utiliza a mesma password para todos os seus serviços, então está a arriscar gravemente a sua segurança. Deve sempre utilizar senhas únicas para cada plataforma que utilize, facilitando a gestão desta tarefa com a utilização de um gestor de senhas – como o Lastpass ou Dashlane.

 

password segura

 

Certifique-se também que utiliza senhas seguras, consistentes de pelo menos seis números, letras e símbolos. A maioria dos gestores de senhas contam com criadores aleatórios de passwords, que pode utilizar para facilitar esta tarefa. Se pretender segurança adicional, aumente o valor dos carateres da senha e inclua todas as opções aleatórias da criação, guardando a senha no gestor que utiliza – raramente a irá ter de introduzir manualmente neste caso, pelo que não importa a sua complexidade.

 

2- Altere a senha com regularidade

 

Mesmo que aplique uma senha segura, crie a tendência de manter a mesma renovada a cada par de meses. Isto aplica-se ainda mais caso o próprio Instagram sugira a modificação da password de forma direta.

Por vezes, mesmo com uma senha única e segura, esta pode ser comprometida de alguma forma, pelo que a sua renovação regular é a melhor forma de garantir a segurança.

 

3- Utilize a autenticação de dois fatores

 

Ao ativar a autenticação de dois fatores, mesmo que a sua senha seja comprometida, ainda terá de introduzir um código único que é enviado para o seu número de telemóvel.

Apesar de não ser totalmente segura, esta medida evita que a sua conta seja acedida na maioria dos casos, com o único contratempo a ser o passo adicional para introduzir o código de autenticação – um pequeno contratempo face à segurança que fornece.

 

4- Garanta a segurança do seu email

 

Além de manter o email do Instagram atualizado, também deve aplicar as mesmas regras de segurança ao mesmo. Afinal, se um utilizador maliciosos obtiver acesso ao seu Instagram e ao seu email, este pode realizar um vasto conjunto de tarefas.

 

5- Termine as sessões em computadores desconhecidos

 

public wifi

 

Este é um dos meios mais vulgares de uma conta ser acedida por terceiros. Se utilizar computadores públicos ou desconhecidos para aceder ao Instagram, certifique-se que termina a sessão do seu perfil quando deixar de utilizar.

Como passo adicional, será igualmente recomendado que se utilize uma ligação VPN nestes casos – sobretudo sobre redes Wifi publicas – e que o dispositivo utilizado para o acesso não esteja infetado com malware.

 

6- Verifique bem as permissões de apps

 

Por vezes existem aplicações que podem requerer o acesso à sua conta do Instagram, para as mais variadas tarefas. Deverá sempre verificar se estas aplicações são realmente fidedignas e se as permissões requeridas são estritamente necessárias para a sua utilização.

Por exemplo, uma aplicação que sirva para analisar os gostos do seu perfil não deverá necessitar de acesso para modificar definições da conta.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech