1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

instagram

 

Como tínhamos noticiado aqui no TugaTech, ao longo das últimas semanas várias contas do Instagram tem sido roubadas dos seus legítimos donos, numa tendência que tem vindo a aumentar consideravelmente.

 

É sempre importante manter boas práticas de segurança, para garantir que a sua conta do Instagram encontra-se livre de ataques e segura para impedir acesso de terceiros. Neste artigo iremos reforçar algumas das medidas de segurança que devem ser tomadas caso pretenda que a sua conta esteja o mais segura possível.

De relembrar que, mesmo que siga todas estas medidas, isso não previne que a conte seja totalmente impenetrável, mas será consideravelmente mais difícil de ser roubada.

 

1- Mantenha uma password segura

 

Se ainda utiliza a mesma password para todos os seus serviços, então está a arriscar gravemente a sua segurança. Deve sempre utilizar senhas únicas para cada plataforma que utilize, facilitando a gestão desta tarefa com a utilização de um gestor de senhas – como o Lastpass ou Dashlane.

 

password segura

 

Certifique-se também que utiliza senhas seguras, consistentes de pelo menos seis números, letras e símbolos. A maioria dos gestores de senhas contam com criadores aleatórios de passwords, que pode utilizar para facilitar esta tarefa. Se pretender segurança adicional, aumente o valor dos carateres da senha e inclua todas as opções aleatórias da criação, guardando a senha no gestor que utiliza – raramente a irá ter de introduzir manualmente neste caso, pelo que não importa a sua complexidade.

 

2- Altere a senha com regularidade

 

Mesmo que aplique uma senha segura, crie a tendência de manter a mesma renovada a cada par de meses. Isto aplica-se ainda mais caso o próprio Instagram sugira a modificação da password de forma direta.

Por vezes, mesmo com uma senha única e segura, esta pode ser comprometida de alguma forma, pelo que a sua renovação regular é a melhor forma de garantir a segurança.

 

3- Utilize a autenticação de dois fatores

 

Ao ativar a autenticação de dois fatores, mesmo que a sua senha seja comprometida, ainda terá de introduzir um código único que é enviado para o seu número de telemóvel.

Apesar de não ser totalmente segura, esta medida evita que a sua conta seja acedida na maioria dos casos, com o único contratempo a ser o passo adicional para introduzir o código de autenticação – um pequeno contratempo face à segurança que fornece.

 

4- Garanta a segurança do seu email

 

Além de manter o email do Instagram atualizado, também deve aplicar as mesmas regras de segurança ao mesmo. Afinal, se um utilizador maliciosos obtiver acesso ao seu Instagram e ao seu email, este pode realizar um vasto conjunto de tarefas.

 

5- Termine as sessões em computadores desconhecidos

 

public wifi

 

Este é um dos meios mais vulgares de uma conta ser acedida por terceiros. Se utilizar computadores públicos ou desconhecidos para aceder ao Instagram, certifique-se que termina a sessão do seu perfil quando deixar de utilizar.

Como passo adicional, será igualmente recomendado que se utilize uma ligação VPN nestes casos – sobretudo sobre redes Wifi publicas – e que o dispositivo utilizado para o acesso não esteja infetado com malware.

 

6- Verifique bem as permissões de apps

 

Por vezes existem aplicações que podem requerer o acesso à sua conta do Instagram, para as mais variadas tarefas. Deverá sempre verificar se estas aplicações são realmente fidedignas e se as permissões requeridas são estritamente necessárias para a sua utilização.

Por exemplo, uma aplicação que sirva para analisar os gostos do seu perfil não deverá necessitar de acesso para modificar definições da conta.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech