1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

fotos selfie

 

Plataformas de comunicação como o Messenger, WhatsApp e Instagram têm permitido facilitar a conversação entre utilizadores, mas também permitem que um vasto conjunto de conteúdos multimédia seja partilhado.

 

Um destes conteúdos passa por fotos, ponto onde muitos utilizadores ainda enviam conteúdo intimo por plataformas online. Muitos utilizadores ainda partilham as conhecidas “nudes” em plataformas digitais, muitas vezes de forma consensual e sem entenderem os riscos que tal tarefa incorre.

Estes conteúdos, em certos casos, podem acabar por trazer graves consequências para os utilizadores, sobretudo se forem partilhados publicamente e sem autorização.

 

Apesar de não existir nenhuma lei que proíba o envio consensual destes conteúdos, caso o destinatário dos mesmos realize a partilha pública sem autorização isto já leva a uma prática de crime. Na legislação Portuguesa, entre os crimes em questão encontra-se a Injúria, Difamação e vários outros Crimes Informáticos, além de poderem existir agravantes caso a vitima seja um menor e/ou os conteúdos tenham sido furtados.

 

prisão cela

 

Mas, para evitar situações deste género, o mais importante será que não partilhe nenhum tipo de conteúdo explicito digitalmente, seja em conversas privadas ou não. Lembre-se que tudo o que partilha na internet pode ser exposto publicamente em apenas dois cliques, mesmo quando pense que é algo privado.

 

O que fazer caso tenha fotos expostas publicamente?

 

O processo de investigação destes casos pode ser longo, e muitas vezes exige algum esforço para a vitima – pelo menos no período inicial. Caso descubra que o seu conteúdo privado foi publicado na Internet, o primeiro passo a tomar será reunir o máximo de provas e informações possíveis.

 

Sejam imagens, vídeos ou sons, reúna todos os conteúdos e locais onde estes materiais se encontram – nomes de perfis, links de redes sociais e sites públicos, entre outros. Tendo essa informação, será altura de contactar as autoridades, fornecendo todos os detalhes que reuniu.

A partir deste ponto será importante manter uma linha aberta de comunicação com as autoridades, de forma a ser notificado do progresso da investigação.

 

instagram telefone

 

Por fim, será também importante que tente contactar os locais/sites onde os conteúdos estão a ser apresentados. A grande maioria possuem links específicos ou meios de contacto que permitem remover conteúdo ofensivo das plataformas, que serão um bom ponto de partida.

 

Em algumas situações, estes casos também podem causar problemas físicos e/ou psicológicos para as vitimas, pelo que será também importante consultar um especialista médico se assim o considerar necessário.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech